Como aumentar a felicidade? 1

COMO AUMENTAR A FELICIDADE?


Hoje gostaria de trazer um tema que gosto muito, como aumentar a nossa capacidade de felicidade. 

O doutor Martin E. P. Seligman (Phd)  fundou a cadeira da psicologia positiva, na universidade da Pensilvânia, nos EUA para estudar justamente a felicidade. 

Uma das dimensões que abrange em seu brilhante livro “Felicidade Autêntica”, é a capacidade de através de práticas comprovadas aumentar consideravelmente e permanentemente os níveis de felicidade, podendo assim tomar decisões melhores para a vida.

Uma dessas práticas para se aumentar consistentemente a felicidade é a gratidão. Seligman diz que se comprovou cientificamente que, pessoas mais gratas são mais felizes. Com isso propõe um exercício que aumenta comprovadamente a felicidade. 

Todos os dias antes de dormir ou ao final dele é preciso encontrar três coisas pelas quais se é grato que ocorreram naquele mesmo dia e anotar em um caderninho.

No início é natural ser mais difícil de encontrar, mas depois a lista começa a ficar grande. A prática constante desta técnica traz ao praticante uma visão mais otimista de sua vida e, por consequência, com o tempo, o torna mais feliz.

Particularmente penso que quando entramos em contato com a gratidão do nosso passado, mesmo que seja apenas daquele dia, nós abrimos para uma realidade onde somos felizes pelo que recebemos, e não insatisfeitos com o que não temos, mudando então nossa perspectiva com relação a nossa narrativa interna de vida.

Ao mudarmos nossa narrativa de vida, estamos reescrevendo nossa história como uma etapa fundamental para podermos nos levantar e continuar a vencer os desafios que se apresentam para nós.

Mediante a tantos benefícios relacionados a gratidão nos cabe continuar espalhando a mensagem e sermos gratos pela sua atenção.

 

 

Uma excelente semana a todos.

COMO AUMENTAR A FELICIDADE? 2

Leonardo Bianco Prevot

Sócio Escola Brasileira de Etiqueta