Você conhece os protocolos da Família Britânica?

Posted on 08abr

Muitas curiosidades cercam a vida da Rainha da Inglaterra a respeito de seus protocolos, e hoje vamos contar alguns deles para você, com a contribuição de Philip Sykes, fundador da The British School of Etiquette, cuja família trabalha há gerações assessorando a Família Real Britânica.

Philip desde criança foi educado segundo a etiqueta e boas maneiras e aprendeu naturalmente todos os protocolos reais britânicos.

 

Como contatar a Familia Real?

As comunicações são feitas somente por cartas, não existem emails ou telefonemas. É recomendado que, antes a autoridade do seu país ou cidade faça um contato informal com a autoridade real ou secretário privado informando sobre a carta e o pedido em questão, para depois enviar a carta para a pessoa da família real em questão.

Ao escrever não há protocolo exato, mas a abertura deve ser “Madame ou Senhor(a)”. Para a Rainha sempre finalizar com a frase “Eu tenho a honra de ser uma humilde e obediente serva(o) de sua Magestade”.

Para membros da Família Real deve simplesmente finalizar “com meus melhores cumprimentos”

 

Como cumprimentar a Família Real?

Os homens só devem fazer uma reverência com a cabeça, enquanto as mulheres fazem uma pequena reverência. Dependendo da cultura do país eles aceitam o cumprimento de mão, mas não faz parte do protocolo real.

Ao ser apresentado a Rainha deve sempre chamá-la de “Sua Majestade” e “Senhora” em menções subsequentes. Para os demais membros chamamos de “Sua Alteza Real”

 

 

 

Podemos tocar as pessoas da Familia Real?

Sempre vira manchete quando alguém toca alguém da Família Real, como por exemplo quando Michelle Obama em 2009 abraçou a Rainha – e ela a abraçou de volta. Após esse acontecimento, o Palácio de Buckingham deu passo corajoso emitindo uma declaração que não é proibido tocar um monarca, e que o abraço de Michelle Obama foi um ato expontâneo de afeto.

 

Jantando com a Realeza

Se a Rainha ou alguém da realeza estiver de pé, você também deve ficar. Só se senta após todos os monarcas sentarem. E o protocolo real se diferencia da etiqueta social, pois onde diz que todos devem parar de comer quando a Rainha para, inclusive o Principe Philip deve seguir essa regra. A etiqueta social nos ensina que a anfitriã deve observar o ritmo dos seus convidados e dar a última garfada quando o último convidado terminar.

Se você se sentar a esquerda da Rainha, espere que ela inicie uma conversa. A convidada de honra senta-se sempre a sua direita e ela falará com eles durante o primeiro curso, depois trocará de lado. O piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton recebeu um gentil “toque” da Rainha ao falar com ela enquanto estava sentado do seu lado esquerdo, ela o informou que “voltaria para ele depois”.

Em uma recepção você nunca deve sair antes dos membros reais, a não ser que tenha uma permissão expressa para isso.

 

 

Banquetes do Palácio deBuckingham

Cerca de 170 convidados são convidados para os banquetes oficiais no Palácio de Buckingam, com cerca de dois meses de antecedência, embora os preparativos possam levar até um ano.

Existem protocolos rígidos para preparar e jantar em uma recepção real. Deve haver 18 polegadas entre a faca e garfo em cada configuração de tabela. Normalmente há quatro cursos – peixe, carne, pudim e frutas – e cada convidado é servido com cinco vinhos, começando com champanhe.

O jantar, no salão de baile, dura uma hora e 20 minutos, após o qual os hóspedes partem para o café nos quartos do estado.

 

 

Festas no jardim da Rainha

É mais provável que uma pessoa normal participe de uma festa no jardim do Palácio do que em um banquete do Palácio – nos dias atuais, mais de 24.000 pessoas são convidadas para três eventos importantes a cada ano, uma prática que a rainha implementou para tornar a realeza mais acessível.

 

Conversando com a rainha

Obviamente, a rainha é uma especialista em conversa fiada e sua linha favorita é a genérica: “Você veio de longe?” O melhor conselho oferecido é conversar com facilidade e neutralidade – e evitar falar em política ou religião.

 

 

O que vestir ao encontrar-se com a Rainha? 

Seu convite deve indicar um código de vestimenta formal, como vestido de dia ou traje de salão, e se necessário um chapéu e luvas.

Modéstia é o nome do jogo. As mulheres reais costumam usar um salto de meia altura.

Sra. Obama evitou seu habitual vestido sem mangas para conhecer a rainha, uma vez que a etiqueta diz que não se usa vestido sem manga em situações formais.  

 

 

Todas essas dicas e curiosidades podem ser úteis apenas para conhecimentos gerais, mas nunca se sabe a oportunidade que pode surgir no futuro em uma empresa que você vá trabalhar, em um trabalho ou projeto que possa desenvolver ou até mesmo em um casamento. 

 

Saber etiqueta, boas maneiras e os costumes de cada região, país e até mesmo da família real é fundamental para você se sair bem em uma viagem ou mesmo ao receber uma pessoa de outro país em sua cidade.

 

Afinal de contas, você só tem uma chance de causar uma boa impressão.
Conheça nossos cursos de etiqueta social e corporativa.

Itens Relacionados

Imersão Campos de Jordão

RECEBER BEM & ETIQUETA À MESA

CHÁ DA TARDE INGLÊS



Back to Top