Dicas para um jantar formal (sem passar vergonha)

Posted on 03jun

Todos nós já fomos a restaurantes, eventos sociais ou de negócios, mas como encarar isso quando não conhecemos etiqueta a mesa e nos vemos confusos meio a vários utensílios dispostos em seu ambiente?

Qual é a diferença entre o garfo de salada e faca e o garfo e faca de jantar? E por que a faca de pão está separada das outras facas na sua placa lateral? Qual usar primeiro?

Saber etiqueta é fundamental, não para você mostrar que é expert no assunto, tem berço ou poder aquisitivo. Mas para saber lidar com tudo isso de forma segura e ser capaz de se relacionar durante o almoço ou jantar – que é o mais importante.

 

A pessoa que domina a etiqueta à mesa é como dirigir, você não percebe que está trocando as marchas, simplesmente acontece. O principal é aproveitar a viagem, pode ser até ouvindo uma boa música, e chegar ao destino.

Em um jantar formal é a mesma coisa. E para isso você precisa de 2 coisas: conhecer as regras e praticá-las sempre, sempre, sempre. Ainda que esteja sozinho, pois assim se tornará um hábito, tão natural como dirigir.

 

 

Vamos então à algumas regrinhas básicas:

1. O lugar a mesa é organizado de acordo com o nível de importância

A cabeceira da mesa é onde está a pessoa com a posição mais importante, a anfitriã sempre se senta primeiro seguida das demais mulheres – os homens devem ajudar a mulher a sua direita a sentar-se – e depois o anfitrião seguido dos homens.

*

2. Guardanapo

O seu guardanapo será colocado à esquerda do seu prato ou pode ser colocado no centro do mesmo. Guardanapos devem ser colocados no colo assim que você estiver sentado. Quando você sair da mesa, deixe o guardanapo, desdobrado na mesa, à esquerda do lugar.

*

3. Não troque facas e garfos
Os ingleses nunca trocam suas facas e garfos, mantendo suas facas à direita e seus garfos à esquerda. Depois de terminar a refeição, a faca e o garfo são colocados paralelos um ao outro na parte inferior da placa.

*

4. Comece com os talheres do lado de fora para dentro
O garfo de salada está localizado no ponto mais à esquerda, enquanto a colher de sopa está localizada mais à direita. Sempre comece com os utensílios externos primeiro e, em seguida, trabalhe em direção ao garfo de jantar e sua respectiva faca.

*

5. Mantenha sua postura e descanse enquanto come
Nunca abaixe a cabeça para comer ou para colocar a comida na boca. Leve seu talher à boca e depois descanse os talheres no prato enquanto come. Mantenha sempre a sua postura reta enquanto está sentado à mesa.

*

6. Não aponte seus talheres
Não gesticule em direção aos outros com seus talheres nas mãos e silenciosamente os descanse no prato quando não estiverem em uso. Evite raspar o prato ou a tigela para evitar perturbar a mesa.

*

9. Mantenha seu espaço
Sempre deixe seus colegas com bastante espaço para comer, evitando abrir os braços e cotovelos. Seu espaço é o espaço do seu corpo, nada além. Sempre peça que algo seja passado em sua direção, não atravesse na frente das pessoas com o braço para pegar algo.

*

“A maneira como comemos revela quem somos: é uma exposição pública onde não é impossível esconder se estamos inseguros. A mesa diz mais sobre nós do que em todo o nosso currículo. Um passo em falso e tudo poderá estar perdido e, acredite, é incrível como uma faca e um garfo podem te trair! “

Nicholas Clayton

Itens Relacionados

Imersão Campos de Jordão

RECEBER BEM & ETIQUETA À MESA

CHÁ DA TARDE INGLÊS



Back to Top