Gafes e falta de gentileza… dá para evitar!

Posted on 17jul

Dois fatos distintos e importantes viraram comentários de rua, de grupos de whatsapp e notícias nos jornais entre ontem e hoje, fazendo todos refletirem sobre o verdadeiro papel da etiqueta: O que é certo? O que é só protocolo? O que de fato precisa ser seguido?

*

*

*

A primeira cena foi o famoso “guarda-chuva de Putin” que estarreceu todos no final da Copa do Mundo da Russia: enquanto todos tomavam chuva, inclusive a presidente da Croácia Kolinda Grabar-Kitarovic, Vladmir Putin, o anfitrião, estava confortavelmente coberto pelo seu guarda-chuva.

*

*

*

Em seguida fomos presenteados nada mais nada menos, do que com a cena de Donald Trump cumprimentando a Rainha Elizabeth sem se curvar – assim como sua esposa Melania – seguindo pela inspeção da Guarda Real Britânica, onde Trump ultrapassou a rainha e andou a sua frente, sem se dar conta de que estava sozinho, já que pouco estava prestando a atenção à pessoa que o acompanhava.

*

Mas afinal, etiqueta, protocolo, gentileza, preferência com mulheres e idosos…. ainda precisa ser seguido?

*

A resposta para todas acima é sim e depende.

Sim, ainda precisa ser seguido.

Depende, de quem você quer ser, de como quer ser visto e se você é uma pessoa que se importa com os outros.

*

*

A partir daí vem a frase que mais acreditamos ser verdade: “Etiqueta é uma escolha diária, um estilo de vida, e o que você quer ser para as pessoas.”

*

Sobre a regra, o protocolo e a etiqueta, é fácil pontuar os fatos que foram grosseiramente negligenciados, seja por falta de conhecimento do protocolo, da etiqueta ou simplesmente pela falta de percepção que a informalidade dos dias atuais nos levam.

*

Solucionar esse “desconhecimento” da regra é fácil, basta querer aprender, pois hoje em dia há informações em livros, site, cursos, videos e muito mais. Essa deve ser inclusive a primeira coisa a se fazer quando vamos a um país com cultura diferente da nossa, por exemplo.

*

O mais grave no entanto é a falta de percepção. Temos certeza que a regra de que mulheres, crianças e idosos são os primeiros a serem protegidos nas marquises quando chove (ou em um guarda-chuva, como era o caso) é de conhecimento público e geral. E que em sinal de respeito ao rei ou rainha devemos nos curvar, e jamais andar na sua frente. Mas a falta de percepção nos leva a não considerar o outro, e não considerar o outro nos leva à gafes e a uma falta de gentileza completa.

*

*

Mais do que simples regras, saber etiqueta e aplicá-la é considerar o outro.

*

Eu não ando atrás da rainha somente porque esse é o protocolo. Eu assim ando porque respeito seu cargo e sua cultura, porque acima de tudo é uma mulher e idosa, que merece todo cuidado e atenção, e que jamais deveria ser deixada para trás.

*

E tampouco serei inferiorizado por andar atrás de uma mulher. Somos todos importantes, cada um da sua forma, independente da posição que você precisa tomar em determinadas situações. Respeito e humildade torna as pessoas ainda mais quistas e admiradas, sem nunca diminuir o seu poder.

*

Da mesma forma, o guarda-chuva deveria ser concedido à Kolinda, primeiro por ser mulher, segundo por Putin ser o anfitrião, e como tal deveria cuidar bem de seus convidados em todos os aspectos.

*

Olhar para o outro, atender suas necessidades, cuidar para que todos estejam bem, considerar as pessoas…. são atitudes que nós seres humanos precisamos aprender e buscar exercer todos os dias, insistentemente.

*

Infelizmente ainda não estamos em um patamar de consciência em que essas atitudes nos sejam naturais – e me incluo nisso, pois faço um esforço diário para ser melhor a cada dia e sei o quanto isso é difícil. Passamos o dia, o mês e a vida preocupados com as metas, não com as pessoas. Fomos ensinados e vencer na vida, a nos destacar, não a chegarmos juntos.

*

Mas é possível sermos pessoas ainda melhores quando buscamos aprimoramento diário e constante. Excelência tem que ser uma meta de todos, mas não só nas atividades que exercemos, mas principalmente nas nossas atitudes e relações. Isso é ter etiqueta.

*

Igualdade de gênero? Ainda preferimos a gentileza.

*

Quando olhamos para o outro com o coração não precisamos conhecer a fundo as regras da etiqueta e do protocolo, pois as pessoas estão em primeiro lugar. O carinho, a consideração, a gentileza e o respeito. E assim é impossível errar.

*

Na nossa opinião os nomes de Putin e Trump estão em evidência, pois “eles” estão em evidência, mas certamente todos cometemos gafes diárias nesse sentido, e muitas vezes nem nos damos conta.

*

Já é hora de desenvolvermos a percepção, o olhar para o outro, a consideração. Essas serão certamente as habilidades do futuro.

*

*

 

Itens Relacionados

ESTRUTURE A SUA EMPRESA A PARTIR DO SEU PROPÓSITO – MOD II

EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA & ETIQUETA A MESA

ESTRUTURE SUA EMPRESA A PARTIR DO SEU PROPÓSITO – MOD I



Redes Sociais

Facebook
YOUTUBE
INSTAGRAM

Contato

(11) 94206- 5258
contato@escolabrasileiradeetiqueta.com.br


Conheça também:

Professora certificada pela

Receba nossa newsletter

Back to Top