Palestra Etiqueta & Reputação – Fórum Eventos 2018

Posted on 13maio

Abril foi mês de mais um Fórum Eventos – Congresso Internacional para Profissionais de Eventos – e tivemos o prazer, eu, Patricia Junqueira fundadora da Escola Brasileira de Etiqueta e Philip Sykes da The British School of Etiquette de dividirmos o palco com Marilia Duque da Duke and Dots para falarmos no Painel de Etiqueta & Reputação.

 

Um tema pouco explorado e que poucos se preocupam no dia a dia, mas fundamental para qualquer executivo que quer crescer em sua carreira.

 

 

Philip Sykes abriu o Painel agradecendo Sergio Junqueira e sua equipe pela oportunidade de falar para aquela platéia, e começou sua palestra perguntando o que estamos fazendo por nossa reputação e em seguida deu sua visão de o quão importante é você criar e manter a sua reputação e como a etiqueta pode ser uma ferramenta útil.

 

Podemos trabalhar duro nossa vida inteira – disse Philip Sykes – e talvez não cheguemos aonde queremos por não ter construído uma boa reputação. E podemos destruí-la em menos de 5 minutos se não cuidarmos do que falamos e do que fazemos.

 

 

Dessa forma sua reputação é também a forma com que você trata as pessoas a sua volta, como você as faz sentir e o que faz por elas. Respeito dado é respeito recebido – complementa.

 

E tenho mis uma pergunta para fazer a vocês: “quantas pessoas nessa sala já tiveram a experiência de encontrar um amigo e ele falar “vou marcar um almoço” e nunca marca.

 

Quantas vezes nós não marcamos aquele almoço, quantas vezes não  enviamos aquele email? Somos nossa marca pessoal, precisamos prestar a atenção em tudo que fazemos e falamos para não nos trairmos e destruirmos nossas próprias reputações.

 

Criar a sua reputação é também cumprir aquilo que falamos e prometemos.

 

 

 

 

 

Outro ponto importante é como fazermos networking, nos apresentamos e cumprimentamos as pessoas.

 

Qual o ponto fundamental do networking? – pergunto Philip Sykes

 

 

E quando perguntamos “o que posso fazer por você” ao invés de ficar buscando na conversa o que a pessoa pode contribuir para mim, começamos a construir relações mais profundas, pois nos tornamos mais importantes para as pessoas, e elas vão nos ajudar sem que precisemos pedir.

 

É fundamental que saibamos construir nossa rede de networking de forma que seja produtiva e verdadeira, sem termos a intensão somente de usufruir dela, mas sim de contribuir para ela.

 

Ter etiqueta é pensar no outro, contribuir para a sociedade, por isso é uma ferramenta importante para criarmos nossa reputação.

 

 

 

 

 

Em seguida Marilia Duque falou sobre como construímos nossa reputação nas redes sociais e que precisamos ter o mesmo cuidados nas redes pessoais e profissionais.

 

A forma que escrevemos, uma foto que colocamos, o conteúdo que compartilhamos… tudo cria a nossa reputação.

 

Ao compartilhar um artigo nas redes sociais é como se você estivesse endossando aquilo, por isso é muito importante você ter certeza que está 100% de acordo com o que está escrito – explica Marília.

 

 

 

 

E complementou com alguns índices de como a internet e as redes sociais estão presentes e impactando nas nossas vidas pessoais e profissionais.

 

Tudo é uma grande rede, e estamos todos conectados uns com os outros. Você pode achar que aquele conteúdo é inofensivo, mas você não conhece a rede de contatos do seu amigo, e o seu conteúdo pode chegar a qualquer pessoa.

 

 

 

Em seguida como mediadora do Painel Etiqueta & Reputação finalizei o painel contando um pouco da minha experiência em relação a reputação.

 

Nos 20 anos em que fui executiva de marketing de grandes empresas sempre me cobravam ser expert na parte técnica, saber liderar equipes, fazer as entregas de alta performance no prazo, ter um curriculum excelente…. mas nunca fui incentivada ou pensei em criar a minha reputação.

 

 

E que talvez se eu tivesse colocado o foco em olhar para as pessoas e criar uma excelente reputação talvez meus esforços em chegar aonde eu cheguei tivessem sido bem menores.

 

As empresas provavelmente iriam me querer em seu quadro de funcionário e nem seria preciso me candidatar para a tal vaga. Me escolheriam para os projetos sem que eu precisasse batalhar por eles.

 

E assim, hoje percebo que criar a sua reputação deve ser uma preocupação diária de todo executivo que quer crescer e chegar em algum lugar, e podemos fazer isso através da etiqueta, nos tornando pessoas gentis e que todos querem estar por perto.

 

 

 

E encorajo vocês a criarem sua reputação com paixão, com ética e com seus valores.

 

Quando criamos a nossa reputação chegamos aonde queremos, pois as pessoas passam a nos ver de uma outra forma. Estamos todos conectados e precisamos ter a consciência de nos relacionarmos e criar vínculos verdadeiros com as pessoas para alimentarmos a cadeia produtiva onde todos ganham.

 

 

Como que eu me relaciono com as pessoas, a partir dos meus valores ajudando também as pessoas a se chegarem aonde elas querem, se desenvolverem e se tornarem pessoas melhores?

 

Criar a minha reputação não é só falar de mim e fazer meu marketing pessoal, mas ajudar as pessoas a chegarem aonde elas precisam.

 

 

 

E assim finalizamos o Painel Etiqueta & Reputação no Fórum Eventos 2018 inspirando as pessoas a se desenvolverem através da etiqueta e criarem suas reputações.

 

Nossos profundos agradecimentos a todos que nos assistiram e a equipe que tornou viável nossa participação e a a realização desse painel.

 

com Sergio Junqueira do Fórum Eventos

 

No intervalo nossas impressões e depoimentos sobre o evento:

 

 


Back to Top