Veja como foi o Curso Reputação & Etiqueta com Philip Sykes

Posted on 08maio

Abril foi um mês com muitas atividades importantes na nossa escola e uma delas foi sem dúvida o primeiro curso de Philip Sykes no Brasil.

*

Fundador da The British School of Etiquette – escola que certifica a Escola Brasileira de Etiqueta – Philip Sykes trouxe para nós uma visão inédita da etiqueta e de como construirmos relações verdadeiras a partir da etiqueta. E acreditem, foi um curso incrível, onde todos (todos mesmo!) saíram de almas lavadas e o coração aberto para criarem uma vida nova a partir das relações.

 

*

O grupo formado por pessoas de diferentes culturas, países, idades e formações foi perfeito para compartilharmos experiências das mais diversas.

 

Suzana tem um programa de TV onde fala de etiqueta e veio da Angola especialmente para participar do curso com Philip Sykes. Além dela, tinhamos organizadoras de eventos, advogadas, terapeutas, executiva de marketing e executiva administrativa, e profissionais de mesa posta.

 

Uma experiência incrível que nos proporcionou uma troca interessante de cultura e pontos de vista.

*

 

*

Philip Sykes e compartilhou conosco sua experiência de como se relacionar com as pessoas de forma verdadeira através da etiqueta e dicas preciosas de como fazer isso no dia a dia.

 

Como por exemplo o poder de você cumprimentar uma pessoa olhando nos olhos e com um sorriso verdadeiro, de coração. Isso cria um vínculo imediato com a pessoa e permite que vocês estejam abertos para uma boa conversa.

*

*

Falou também de inteligência emocional e de como precisamos estar de coração aberto nas relações com as pessoas para criarmos um ambiente propício onde todos possam confiar um no outro de forma incondicional.

 

E deu um exemplo muito claro de que criar esse ambiente depende somente de nós, e através da gentileza e etiqueta podemos transformar os ambientes a nossa volta e nos posicionarmos de forma diferenciada.

 

Quando alguém chega para você de forma rude, agressiva e até injusta, é nossa escolha como iremos responder.

 

E ele nos aconselha a seguir a regra número 1 da etiqueta que é ser gentil em todas as situações, respondendo, por exemplo quando o marido chega em casa reclamando da bagunça: “Olhe querido, eu também tive um dia cheio e estou bem cansada, que tal se você abrir um vinho para nós enquanto eu termino o jantar e depois podemos juntos arrumar essa bagunça?”

 

A postura gentil é transformadora e saudável para todos os ambientes e é nossa escolha construir nossas relações dessa forma a cada dia.

*

*

Philip Sykes também nos encantou com seu discurso sobre Reputação. Um assunto pouco discutido no Brasil e que muitos param para pensar exatamente o que é e como construir.

 

Nossa reputação é tudo. O que falamos e o que não falamos. Como nos posicionamos em todos os sentidos, em casa, no trabalho, nas redes sociais… é o que construimos como imagem de nós mesmos e através disso as pessoas e empresas escolhem ou não estar conosco.

 

Construir uma boa reputação e mantê-la é essencial para chegarmos aonde queremos, e fazemos isso também através da ética e das boas maneiras.

 

Como tratamos as pessoas, o cuidado que temos com o outro, se percebemos que uma pessoa não está bem e como agimos nessa situação, se nos preocupamos a fundo e verdadeiramente com o grupo com quem trabalhamos, e até mesmo se nos preocupamos com nossos filhos criança ou adolescente que também estão criando sua reputação para o futuro.

 

E nos deu o exemplo de Mark Wahlberg que quando jovem se envolveu em situações complicadas, o que refletiu em sua carreira de ator posteriormente, tendo esse que cuidar severamente de sua reputação para que a mesma não atrapalhasse na sua trajetória profissional.

*

*

Cuidar do outro e de nós mesmos é tarefa constante e se torna um estilo de vida.

Como eu me visto, meu sorriso, minha postura, as conversas que trago para a mesa ou para uma roda de amigos… tudo constrói a minha imagem e reputação. E uma pessoa com boas maneiras deve ser sempre uma pessoa que agrega para o grupo e se importa com pessoas.

 

E complementa “Eu amo pessoas”.

 

Isso torna Philip Sykes ainda mais especial, pois ensina as pessoas de forma genuína e realmente é a representação do que fala.

 

“Temos que ser fora o que somos dentro” – complementa Philip Sykes – “E é fundamental sermos por dentro nós mesmos, conectados com a nossa essência e com coragem de nos desenvolvermos a cada dia”

*

 

*

Escolher ter etiqueta e boas maneiras, como já falo em meus cursos, é uma escolha diária e um aprendizado incrível de nós mesmos. De como nos tornarmos pessoas melhores a cada dia e como nos relacionarmos de forma a ajudar as pessoas a nossa volta.

 

Essa é a nova visão da etiqueta, a etiqueta do terceiro milênio, que deixa para trás todo o antigo conceito de que etiqueta é frescura ou para ricos.

 

Para isso é preciso ter coragem também para olharmos para nós mesmos, para nossas imperfeições e escolhermos mudarmos nossas atitudes a cada dia. E isso passa inclusive por cuidar do outro e segurar a porta para uma pessoa passar.

*

*

Além do nosso coffe break fomos presenteados pelos deliciosos bem casados da Amor Doce Flor e os doces finos de Seli Rigazzi. Adoraçam o nosso dia e nos deixaram ainda mais feliz! Recomendo!

*

 

Após um dia todo de ensinamentos de gentileza, etiqueta e boas maneiras, Philip Sykes ainda nos encorajou a encararmos nossos medos e irmos atrás do que acreditamos, dos nossos sonhos e objetivos.

 

Olharmos para nós significa também termos consciência do que nos trava e é fundamental para criarmos uma vida e uma carreira de sucesso, pois só tem sucesso quem olha para seus medos, acredita em si e faz acontecer.

 

Olhe para o que você mais tem medo e se pergunte “o que de pior pode acontecer? O que de melhor pode acontecer? E o que provavelmente irá acontecer?”- essa é mais uma dica para avaliarmos quem queremos ser e como iremos construir nossa carreira e nossa reputação.

*

*

E foi com imenso prazer que a Escola Brasileira de Etiqueta trouxe para o Brasil Philip Sykes da The British School of Etiquette, uma das escolas mais conceituadas de etiqueta no mundo para nos presentear com ensinamentos incríveis de como nos tornarmos pessoas melhores através da etiqueta e boas maneiras.

 

 

 

A pedido das alunas, Philip Sykes escreveu pessoalmente o nome de cada aluna no certificado antes de fazermos as entregas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esperamos ansiosos pela vinda novamente de Philip Sykes ao Brasil para nos presentear com tantos ensinamentos, experiência e uma reputação que nos inspira cada dia mais em sermos melhores!

 

Aguardem!

 

Patricia Junqueira fundadora da Escola Brasileira de Etiqueta e Philip Sykes fundador da The British School of Etiquette

Itens Relacionados

Imersão Campos de Jordão

RECEBER BEM & ETIQUETA À MESA

CHÁ DA TARDE INGLÊS



Back to Top