Você conhece a etiqueta para usar chapéu?

Posted on 03jun

Para um casamento, uma grande ocasião ou apenas para passear se você quiser estar bem elegante, usar chapéu fala sobre você, sua personalidade e seu estilo.

*

Acompanhando os dois últimos casamentos reais presenciamos um desfile de chapéus acompanhado de um show de elegância, que nos fizeram refletir sobre o uso desse adereço.

*

Apesar de no Brasil não termos o hábito de usar chapéu – o que é uma pena, pois além de elegante, estamos em um país tropical, onde usar chapéu nos ajudaria a nos proteger do sol durante o dia com muito charme – você pode sim usá-lo. Mas para não parecer um chapeleiro maluco, a The British School of Etiquette, escola que certifica a Escola Brasileira de Etiqueta, convidou três especialistas para darem seus conselhos sobre como escolher o chapéu certo para um casamento, um dos grandes eventos da temporada ou apenas para a diversão diária.

*

Rainha Elizabeth II

*

A estilista pessoal de celebridades Isobel Kershaw, fundadora do The Stylist London, Philip Sykes, o fundador e renomado especialista em etiqueta da escola britânica, e Rachel Trevor-Morgan que tem seus chapéus sendo usados pela Rainha da Inglaterra por mais de uma década. Mais recentemente, Catherine Middleton, Duquesa de Cambridge, usou chapéus de Trevor-Morgan e trabalha com designers de Bruce Oldfield para Caroline Charles.

*

 

Quando devemos usar chapéu? 

Isobel Kershaw: As mulheres podem usar um chapéu em qualquer lugar – tanto no interior como no exterior (com algumas restrições). Os homens devem tirar o chapéu em determinada companhia, para demonstrar respeito – e sempre tirá-los também dentro de casa.

*

Rachel Trevor-Morgan: Em alguns casamentos muito formais na Europa, eles pedirão ativamente que você use um chapéu – uma desculpa para garantir o alto nível, tradição e formalidade do evento.

*

Philip Sykes: Uma mulher deve tirar um chapéu de abas largas na igreja (para não bloquear a visão de outra pessoa da noiva e do noivo) e também em um jantar de casamento.

*

Como escolher o chapéu certo? 

Isobel Kershaw: Assegure-se de que a aba não seja maior que seus ombros, que na frente seu rosto seja visto e não fique sombreado nas fotos. O chapéu deve ser a moldura e integrar seu look como um todo.

*

Rachel Trevor-Morgan: Você deve manter as coisas em proporção: se você estiver usando um grande chapéu com muitas penas e flores, pode ser exagerado. Mas as regras são bem difíceis de colocar em palavras: você pode ter um chapéu de abas largas que é bastante simples e uma silhueta dramática. O ideal é se você puder ter um chapéu feito para você e receber conselhos de um modista, mas, se você estiver comprando um pronto na rua, pegue um amigo, experimente vários estilos e olhe para si mesmo em um espelho de corpo inteiro.

*

Catarina, Duquesa de Cambridge

*

Posso usar o chapéu de cor diferente da roupa? 

Rachel Trevor-Morgan: Não há regras sobre cor. Eu gosto de um visual coordenado: se você tem uma roupa muito carregada ou estampada, não use um chapéu também com muita informação. Com um forte vestido rosa e casaco, digamos, você pode querer uma cor neutra para um chapéu, pegando um destaque de cor. Encontre o estilo primeiro e depois pense em cor.

*

Que tipo de chapéu a mãe da noiva deve usar?

Rachel Trevor-Morgan: Não há regras! A mãe da noiva tem um papel importante a desempenhar no dia; todo mundo quer vê-la e é o seu momento, então vá em frente e lidere o caminho no estilo do dia.

*

Isobel Kershaw: O chapéu usado pela mãe de Meghan Markle foi bastante discreto e, como mãe da noiva, eu senti que ela deveria fazer da sua roupa e chapéu uma declaração mais marcante para tal ocasião e posição. Mas isso é uma escolha da pessoa.

*

Kitty Spencer – prima do Principe Harry

*

As regras são diferentes para chapéus em casamentos Reais? 

Rachel Trevor-Morgan: As mesmas regras se aplicam a qualquer casamento, embora os olhos da imprensa estejam sobre você. Você tem que fazer um esforço e olhar o seu melhor, a não ser que você não queira chamar muita atenção.

*

O fascinator é um chapéu adequado? 

Isobel Kershaw: Eu nunca gostei de fascinators, pois na minha opinião eles não refletem um estilo refinado ou dão um acabamento feminino a uma roupa. Eles foram banidos de Ascot, por outro lado, a “versão moderna do fascinator” usada por Lady Kitty Spencer (verde com “penas” pontiagudas angulares e uma rede) no casamento do primo Príncipe Harry pareceu estilosa e elegante.

*

Rachel Trevor-Morgan: Eles são ótimos se você estiver indo para um evento noturno, mas, se você estiver indo para um casamento, é muito melhor usar um chapéu. Algumas penas e um pente vão melhorar seu penteado, mas não fazem o mesmo que um chapéu.

*

*

*

Qual é o chapéu certo para um homem usar?

Isobel Kershaw: Para o verão, um trilby elegante e lisonjeiro é uma ótima opção para eventos como Ascot, Henley e Wimbledon. Esteja ciente de que eles devem ser removidos se bloquear a visão de alguém quando estiver sentado. Bonés são muito casuais, e têm o seu lugar de usar, ou seja, lugares muito informais. Gorros também são muito casuais e não são lisonjeiros para um homem mais velho.

*

Rachel Trevor-Morgan: Não é tanto a minha área, mas eu trabalho na parte de trás dos cavalheiros chapeleiros da Lock & Co e acho que os homens com chapéus estão ótimos. Eu gosto de manter os chapéus dos homens tradicionais e amo essa formalidade, não sou fã de um chapéu peculiar – uma cartola colorida ou algo parecido.

*

Philip Sykes: Os homens podem usar uma cartola com um terno matinal. Ele deve ser usado na frente da cabeça e removido e transportado sob o braço, uma vez dentro de casa. O usuário deve saber como “tirar” o chapéu, ou seja, como elevá-lo acima da cabeça para cumprimentar os convidados.

*

Quem usa bem um chapéu?

Isobel Kershaw: As senhoras da família real usam chapéus da maneira que devem ser usados, com elegância e decoro. Estão sempre muito adequadas. Eu senti que o chapéu de Victoria Beckham para o casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle era um pouco ‘funeral’.

*

Rachel Trevor-Morgan: Eu gosto de ver mulheres usando chapéus que são lindamente coordenados. Com os chapéus que faço, estou tentando fazer as mulheres parecerem bonitas e elegantes. Isso não quer dizer que você não pode se divertir com isso. A rainha está muito à vontade em chapéus e usa-os o tempo todo.

*

Victoria Beckham

*

O que um chapéu diz sobre você?

Isobel Kershaw: Usar um chapéu hoje não é tão importante quanto costumava ser. Homens e mulheres sempre tinham um chapéu quando saíam de casa, qualquer que fosse a ocasião – mas hoje um chapéu é usado de maneira diferente. Os estilos podem ser mais casuais – mais popularmente para evitar o sol ou o frio. Um chapéu também pode ser um símbolo de status ou projetar a personalidade de alguém.

*

Rachel Trevor-Morgan: Hoje em dia não estamos tão acostumados a usar chapéus, então na verdade é um passo muito mais ousado do que costumava ser, quando todo mundo os usava o tempo todo. Usar um chapéu pode exigir um pouco de confiança extra, mas eles também vão dar-lhe confiança assim que você o usar.

*

Como você armazena, limpa e cuida dos seus chapéus?

Isobel Kershaw: Os chapéus são difíceis de limpar e devem ser colocados dentro da coroa com papel absorvente e cobertos com tecido, em uma caixa. Mantê-lo na sombra, como o sol pode branquear tecidos como palha.

*

Rachel Trevor-Morgan: Certifique-se de que o chapéu não fique na aba e afunde. O senso comum diz que você deve proteger as penas e os arcos e não esmagar os enfeites. A limpeza pode ser um pouco complicada – às vezes você pode usar lenços umedecidos ou líquido de limpeza, mas, em caso de dúvida, leve-o a um profissional.

*

*

*

Essa foi uma matéria da The British School of Etiquette, a escola que certifica a Escola Brasileira de Etiqueta. Esperamos que esse artigo possa encorajá-la a usar esse adorno tão elegante que é o chapéu.

*

E, por que não trazer esse costume para o dia a dia do Brasil e usá-los grandes nos dias de sol e pequenos a noite? Será um charme.

*

Se ainda assim você tiver dúvidas de como usar o seu chapéu ou como adquirir um aqui no Brasil, basta entrar em contato conosco.

 

Itens Relacionados

RECEBER BEM & ETIQUETA A MESA

ORGANIZAÇÃO DE ROTINAS DA CASA

ESTRUTURE A SUA EMPRESA A PARTIR DO SEU PROPÓSITO – MOD II



Redes Sociais

Facebook
YOUTUBE
INSTAGRAM

Contato

(11) 94206- 5258
contato@escolabrasileiradeetiqueta.com.br


Conheça também:

Professora certificada pela

Receba nossa newsletter

Back to Top