MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS 3

MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS


Outro dia, expliquei a um amigo meu de infância, que sou sócio de uma escola de desenvolvimento humano. Ele me perguntou que tipo de desenvolvimento humano?. Já achei uma pergunta melhor do que a clássica: “Tem a ver com religião?”

A resposta, é claro, que foi a mesma que sempre dou que o desenvolvimento humano tem a ver com o desenvolvimento da consciência de maneira holística e que não está ligado a nenhuma religião ou credo especificamente. Quando achava que estava me saindo bem na conversa ele arrematou: “E o que o holístico tem a ver com isso?”

Fiquei pensando sobre o significado da palavra holístico, e fui buscar no dicionário seu significado:

“relativo a holismo; que busca um entendimento integral dos fenômenos; holista” – dicionário Priberam online

A escola de desenvolvimento humano busca um desenvolvimento holístico, ou seja buscamos um desenvolvimento integral de nossos clientes e parceiros.

Não tem a ver com um centro holístico que apresenta uma vertente espiritualista!

Dentro dessa busca, nossos cursos e práticas apresentam uma abordagem diversa de desenvolvimento desde filosófico da vida, até de curso de empreendedorismo, procurando desenvolver as múltiplas inteligências dentro de cada um de nós.

Howard Gardner um pesquisador ligado a universidade de Harvard, em seu livro “Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences” pesquisa a existência de 8 inteligências que nós carregamos dentro de nós. Estas são:

  • inteligência visual/espacial – como trabalhar com objetos em um espaço 3D;
  • inteligência musical – conseguir entender ritmo melodia e estruturas harmônicas;
  • inteligência verbal – conseguir expressar com palavras ideias complexas;
  • inteligência lógica/matemática – conseguir com facilidade observar a lógica e a matemática ;
  • inteligência interpessoal – conseguir se relacionar com facilidade;
  • inteligência intrapessoal – conseguir se interiorizar e entender o que ocorre dentro de si;
  • inteligência corporal/cinestética – conseguir se movimentar com precisão e saber os limites do corpo.

Outros trabalhos falam de uma inteligência espiritual e outra existencial.

O interessante desta teoria é que podemos desenvolver todas as inteligências através de estudos e práticas constantes e focadas.

Da mesma forma podemos ser gênios em uma ou mais inteligência.

Os melhores jogadores de futebol do mundo, embora não sejam necessariamente gênios da matemática ou em outras inteligências (podendo ser também), podem ser considerados extremamente inteligentes na inteligência corporal/sinestésica.

Nesta inteligência, por exemplo, o Pelé, o Maradona e o Neymar são gênios!

Aqui na Escola Brasileira de Etiqueta queremos desenvolver o máximo das inteligências possíveis e, portanto, temos cursos e vivências que trabalham e desenvolvem quase todos os tipos de inteligência.

Acreditamos que é possível desenvolver as inteligências, mesmo que sejamos muito bons em uma ou outra e ruins em algumas, podemos desenvolver!

 

A inteligência espacial é a habilidade que temos com a disposição de objetos em um espaço 3D. Ao colocar mesas ou arrumar qualquer tipo de decoração, precisamos usar largamente essa inteligência, com os cursos do Método Personal Welcome e Receber Bem. O próprio exercício da profissão desenvolve essa inteligência.

 

A inteligência musical, que tem a ver com o reconhecimento de ritmos e estrutura das harmonias, desenvolvemos em parte com os cursos dos Maestros no EBE Seleção e no Master em Etiqueta.

 

A Inteligência verbal é parte integrante de qualquer curso de etiqueta, mas é mais intensamente tratado no curso de comunicação não violenta presente no EBE Seleção. 

 

Inteligência lógica matemática tratamos em parte no Método Personal Welcome na aula de como fazer orçamento de eventos.

 

Inteligência interpessoal, que é a habilidade de se relacionar com outras pessoas é parte integrante de todos os cursos de Etiqueta e é o coração de tudo que ensinamos.

 

Inteligência Intrapessoal, tratamos no curso como aumentar sua felicidade no  EBE Seleção e em todas as vivências pessoais em que fazemos exercícios de interiorização.

 

Inteligência corporal/cinestésica, tratamos em parte trabalhando postura no Master em Etiqueta e na Formação de Professores e Consultores de Etiqueta.

 

Vivendo a Arte

Leonardo Bianco Prevot

Sócio Escola Brasileira de Etiqueta.