10 Dicas Para Ajudar Seu Filho A Prosperar Na Escola
Home > Sem categoria > 10 Dicas Para Ajudar Seu Filho A Prosperar Na Escola
10 Dicas Para Ajudar Seu Filho A Prosperar Na Escola
nder com seus erros.
A boa notícia é que há muitas coisas que os pais podem fazer para aumentar a confiança de seus filhos e nunca é tarde para começar. Incorporar algumas dessas ferramentas práticas no seu dia a dia é um dos melhores presentes que você pode dar ao seu filho.
1. Dê tarefas ao seu filho
Fazer com que seu filho ajude em casa pode ser uma luta árdua. Muitas vezes parece mais fácil e rápido apenas completar a tarefa sozinho. No entanto, dar tarefas aos filhos é uma ótima maneira de ensiná-los a responsabilidade e aumentar a autoestima. Pesquisas mostram que as crianças que ajudam em casa também são mais capazes de lidar com frustrações e atrasos na gratificação, o que, por sua vez, contribui para um maior sucesso escolar.
Dica rápida: Atribua uma área específica de responsabilidade ao seu filho, como retirar o lixo ou esvaziar a máquina de lavar louça. Isso permite que eles “possuam” essa tarefa e se orgulhem de fazê-la bem.
2. Não os compare com outros
Você já ouviu o ditado “a comparação é o ladrão da alegria”? Vivemos em uma sociedade que glorifica a competição e o individualismo, o que pode colocar muita pressão sobre os jovens para se destacarem na sala de aula ou no campo esportivo. As redes sociais também aumentaram o jogo de comparação, alimentando-nos constantemente com uma falsa narrativa de perfeição inatingível.
Quando os pais comparam seus filhos desfavoravelmente aos outros, isso pode prejudicar sua autoconfiança e até levar a problemas maiores, como ansiedade ou depressão. Do outro lado da moeda, as crianças que se sentem “melhores” do que seus pares podem experimentar um aumento na confiança no curto prazo, mas a longo prazo isso pode torná-las excessivamente dependentes da validação externa para alcançar a felicidade ou a autoestima.
Dica rápida: Em vez de comparar seu filho com seus colegas, celebre seus talentos, pontos fortes e traços de personalidade únicos. Isso lhes dará um sentimento de orgulho de sua própria identidade e acenderá seu impulso natural para alcançar mais.
3. Ajude-os a construir consciência emocional
Incentivar as crianças a desenvolver sua inteligência emocional as ajudará a se tornarem adultos resilientes, confiantes e emocionalmente saudáveis. Tente não julgar as emoções de seus filhos e resista à tentação de entrar com tranquilidade (“Mas você vai ser ótimo nisso!”) ou minimizando (“Não há nada para se assustar.”). Em vez disso, dê-lhes o espaço para expressar suas emoções com segurança, sabendo que serão ouvidos e compreendidos.
Uma parte importante da inteligência emocional é o entendimento de que todas as nossas emoções são válidas. Emoções negativas como raiva, tristeza, frustração e medo são tão importantes quanto emoções positivas como alegria, excitação, curiosidade e paciência. Identificar e rotular suas emoções ajuda as crianças a desenvolver a capacidade de regular seus sentimentos sem serem sobrecarregadas por eles.
Dica rápida: Incentive as crianças a falar sobre seus sentimentos fazendo perguntas como “O que te fez feliz hoje?”, “Alguma coisa te deixou triste hoje?” ou “Você quer falar sobre como está se sentindo?”.
4. Incentive-os a experimentar coisas novas
Crianças que não têm confiança muitas vezes relutam em tentar coisas novas fora de sua zona de conforto. Você pode ajudá-los a abraçar novas experiências ou desafios, elogiando o esforço que eles colocam em uma tarefa, independentemente de terem sucesso ou fracasso.
Comece pequeno e pense em maneiras de facilitar seu filho na nova atividade ou ambiente. Por exemplo, se eles têm medo de água, não planeje uma viagem até o toboágua mais próximo. Em vez disso, comece com um aspersor, depois uma piscina rasa e deixe-os sentir uma sensação de controle e realização a cada marco.
Dica rápida: Elabore uma lista de atividades divertidas em família e tente experimentar pelo menos algumas delas durante as férias escolares.
5. Ensine-os a usar a autofala positiva
A autofala negativa pode ser extremamente prejudicial e minar a confiança, tanto para crianças quanto para adultos. As crianças têm uma tendência a fazer afirmações de “tudo ou nada” sobre si mesmas, como “Eu sou lixo em matemática” ou “Lucy não brincaria comigo hoje. Ninguém gosta de mim, nunca terei amigos”.
Como pai, você pode ajudar seu filho a desenvolver a autoestima, explorando como os erros e contratempos os ajudaram a aprender e crescer. Incentive-os a perceber os pontos positivos em sua vida, incluindo as coisas que gostam em si mesmos, o progresso que fizeram e os prazeres simples que tornam sua vida melhor.
Dica rápida: incentive seu filho a começar cada dia com uma afirmação positiva para aumentar sua confiança. Aqui você pode encontrar algumas sugestões para você começar.
Nossos cursos para crianças constroem confiança, equipando-as com habilidades sociais, resiliência e mentalidade positiva para prosperar na escola e além. Para saber mais, envie uma mensagem para (11) 99202-9076 e saiba mais!
Texto traduzido*
Philip Sykes Fundador da The British School of Excellence
Receba nossas informações sobre Lives, cursos, viagens, e novidades no seu e-mail e whatsapp em primeira mão.
ATENÇÃO: ao inscrever-se verifique se nosso email foi para a lixeira, spam ou caixa dos indesejados, mova-o para a caixa de entrada e responda para nós “recebi”. Assim você receberá sempre nossos e-mails.