
10 MANEIRAS SIMPLES DE APROFUNDAR SUAS CONEXÕES
Todos nós desejamos relacionamentos significativos e conexões profundas com os outros. Os seres humanos são animais sociais e fazer e manter conexões sociais é essencial para o nosso bem-estar emocional e físico. No entanto, em nosso agitado mundo moderno, tentar ter tempo de qualidade com amigos e familiares pode parecer esmagador.
Construir relacionamentos leva tempo e esforço, mas é um investimento que vale a pena, pois pesquisas mostram que conexões significativas nos tornam mais felizes, saudáveis e realizados. A boa notícia é que há muitas pequenas coisas que você pode fazer para construir esses laços sociais tão importantes.
1. Comemore o sucesso de outras pessoas
Seja enviando um cartão para sua amiga para felicitá-la por ter conseguido uma promoção ou fazendo um bolo para comemorar a pontuação do seu filho no teste, regozijar-se ao lado deles construirá boa vontade e positividade. Como um bônus adicional, celebrar o sucesso de outras pessoas também aumentará seus próprios níveis de otimismo, melhorando assim sua saúde e bem-estar geral.
2. Mostre sua vulnerabilidade
Abrir-se e mostrar seu eu autêntico é uma das maneiras mais eficazes de construir conexões mais profundas. Você não precisa compartilhar seus segredos mais sombrios, mas ser honesto sobre seus sentimentos, medos e necessidades levará a uma maior intimidade e aceitação.
3. Rotule suas emoções
Pesquisas mostram que pessoas com alta inteligência emocional têm relacionamentos de melhor qualidade. No entanto, muitos de nós fazemos julgamentos precipitados sobre os sentimentos de outras pessoas ou não reconhecemos nossas próprias emoções à medida que elas surgem. Aprender a rotular suas emoções ajuda a regulá-las e expressá-las de maneira saudável.
4. Lembre-se de datas e eventos importantes
De aniversários e datas comemorativas a feriados e entrevistas de emprego, deixar os outros saberem que você está pensando neles fará com que eles se sintam amados e valorizados. Para ajudá-lo a se lembrar de datas e eventos importantes, anote-os em sua agenda ou defina lembretes em seu telefone.
5. Use o toque humano
Isso pode não ser apropriado para todas as suas interações, mas, com alguém que você conhece bem, gestos físicos, como cumprimentá-lo com um abraço ou colocar a mão no braço dele para enfatizar um ponto, podem comunicar empatia, carinho e gratidão.
6. Faça perguntas envolventes
Um dos aspectos mais importantes de ser um bom comunicador é a escuta ativa. A maioria das pessoas gosta de falar sobre si mesmas, então fazer perguntas que as encorajem a se abrir fará com que elas se sintam bem. Algumas sugestões podem ser: ‘Onde é o lugar mais bonito que você já visitou?’ ou ‘Do que você mais se orgulha em sua vida agora?’
7. Peça ajuda
Admitir que você está lutando ou precisa de ajuda criará conexões, fazendo com que a outra pessoa se sinta confiável e útil. Algumas pessoas evitam pedir ajuda porque veem isso como um sinal de fraqueza, mas a disposição de estender a mão aos outros realmente cria confiança e resiliência. A longo prazo, também cria uma cultura positiva em que pedir ajuda é normalizado e não associado ao estigma.
8. Mantenha contato
No mundo global de hoje, não é incomum que amigos e familiares se mudem para outra área ou até se mudem para um país diferente. Não deixe que seja um caso de ‘fora de vista, fora da mente’ e faça um esforço para manter contato por e-mail, telefone ou até mesmo por carta à moda antiga. Um bônus adicional é que você pode ser convidado a ficar e ter a oportunidade de explorar um novo destino.
9. Aprenda a deixar ir
Você não precisa argumentar contra tudo o que não concorda. Às vezes é melhor permanecer neutro e simplesmente ouvir a outra pessoa. Quando você deixa de lado a necessidade de estar certo e se concentra em ser curioso, você abre sua mente para aprender, explorar e crescer.
10. Seja consistente
A confiabilidade é realmente importante quando se trata de construir confiança com outras pessoas. Se você diz que vai fazer algo, faça. Apareça na hora, não cancele no último minuto, a menos que seja uma emergência real e responda a textos, e-mails e outras comunicações em tempo hábil.
Fonte: The British School of Etiquette