Esteja você pedindo um aumento ao seu chefe, buscando um cliente em potencial ou conversando com seus colegas no pub, uma comunicação eficaz é a chave para estabelecer um relacionamento e transmitir sua mensagem. Saber se comunicar com clareza o ajudará a criar oportunidades para si mesmo, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Boas habilidades de comunicação podem neutralizar situações desafiadoras e até impedi-las de surgir em primeiro lugar. No entanto, muitos de nós encontram dificuldades de comunicação às vezes, o que pode levar a mal-entendidos, dificultar nossos relacionamentos ou impedir nossa progressão profissional. Aqui estão cinco dicas que você pode implementar hoje para melhorar suas habilidades de comunicação:
Torne-se um melhor ouvinte
Lembre-se sempre que a comunicação é uma via de mão dupla. Trata-se tanto de ouvir a outra pessoa quanto de expressar seu próprio ponto de vista.
Um dos aspectos mais importantes de ser um bom comunicador é a escuta ativa. Com muita frequência, focamos no que vamos dizer em seguida e não conseguimos realmente absorver o significado do que a outra pessoa está dizendo.
Na próxima vez que você tiver uma conversa, tente resistir à tentação de entrar com sua própria história ou opinião. Em vez de pensar em sua resposta, faça perguntas abertas para mostrar seu interesse e esclarecer o que está sendo dito. Preste atenção não apenas às palavras da outra pessoa, mas também ao seu tom de voz, expressão facial e linguagem corporal.
2. Esteja ciente de sua linguagem corporal
A comunicação não é apenas o que dizemos, é também como dizemos. Pesquisas mostram que quando comunicamos sentimentos e atitudes, apenas uma pequena porcentagem da mensagem geral (7%) vem das palavras reais.
Ter uma compreensão dos sinais não verbais que você envia aos outros fará maravilhas para suas habilidades de comunicação. Mostre à pessoa que você está presente inclinando-se levemente em direção a ela, mantendo contato visual, mantendo uma postura aberta e dando dicas não verbais, como acenar com a cabeça.
A linguagem corporal de outras pessoas, por sua vez, lhe dará pistas sobre como se comunicar melhor com elas. Por exemplo, se um cliente está constantemente olhando para o relógio, é melhor ser conciso.
3. Responda, não reaja
Isso pode ser mais fácil dizer do que fazer, especialmente se você estiver no meio de uma conversa acalorada ou a outra pessoa disser algo com o qual você não concorda ou achar ofensivo.
Quando você simplesmente reage a uma situação, é provável que diga algo de que se arrependerá mais tarde. Aprender a fazer uma pausa e levar alguns momentos para considerar as implicações de suas palavras o ajudará a responder de maneira calma, sem inflamar ainda mais a situação.
Tenha certeza de que não estamos sugerindo que você simplesmente role (metaforicamente falando) e concorde com a outra pessoa. Ao controlar seu comportamento reativo, você pode se expressar de maneira construtiva e respeitosa, o que na verdade os torna mais propensos a ouvi-lo.
4. Remova as distrações digitais
Afastar as distrações digitais é fundamental se você quiser melhorar suas habilidades de comunicação. Com que frequência você olha ao redor de um escritório, restaurante ou qualquer lugar público e vê pessoas olhando fixamente para seus telefones celulares enquanto conversam com outra pessoa?
Isso não apenas cria uma impressão muito grosseira, mas também significa que você provavelmente perderá partes importantes do que está sendo dito. Ao contrário da crença popular, nossos cérebros não são projetados para multitarefas. Ver seus e-mails ou mídias sociais durante uma conversa – seja pessoalmente ou por telefone – prejudicará seriamente seus níveis de engajamento e concentração.
5. Pratique a atenção plena
Muitos fatores podem comprometer nossa capacidade de nos comunicarmos de forma eficaz, como altos níveis de estresse, não nos sentirmos bem (física ou psicologicamente) ou distrações externas.
Praticar a atenção plena o ajudará a manter o foco no momento presente, em vez de deixar sua mente correr para o próximo item da sua lista de tarefas. Quando você começa a prestar atenção ao aqui e agora, você ouve mais atentamente o que os outros têm a dizer e suas próprias respostas são mais sensíveis e consideradas.
A atenção plena não é uma habilidade fácil de dominar, mas vale a pena perseverar, pois os benefícios são múltiplos. Além de melhorar suas habilidades de comunicação e relacionamentos, a atenção plena também pode ajudar a aliviar a ansiedade, diminuir a pressão arterial e reduzir a dor crônica.
As habilidades de comunicação são um módulo chave em nossos cursos. Se você quiser saber como podemos ajudá-lo a se tornar um melhor comunicador, entre em contato conosco por e-mail ou whatsapp.
Fonte: The British School of Etiquette