5 PASSOS PARA O SUCESSO DE NETWORKING ONLINE

5 PASSOS PARA O SUCESSO DE NETWORKING ONLINE


Construir uma rede profissional é uma parte essencial do sucesso do negócio. À medida que nossas vidas se moviam on-line quase da noite para o dia, as redes on-line se tornaram ainda mais importantes para a sobrevivência e o crescimento de nossos negócios.

Com um pouco de investimento de seu tempo e energia, a rede online pode ajudá-lo a construir sua rede e desenvolver um capital social. Mas, ao mesmo tempo, se você não tomar cuidado, isso pode manchar sua reputação online e prejudicar seus relacionamentos comerciais.

Aqui estão algumas diretrizes simples que ajudarão você a navegar nas mídias sociais com graça e eloquência, tornando sua rede de negócios online um sucesso, e não um estresse desnecessário:

1. Maximize sua presença no Linkedin

Quando a pandemia atingiu e os eventos de networking foram cancelados, as redes de negócios mudaram cada vez mais para o Linkedin, a maior plataforma profissional de mídia social do mundo. O Linkedin é o lugar certo para criar seu ID profissional online e investir seu tempo em conexões valiosas que impactarão diretamente seu patrimônio líquido.

A primeira impressão que os outros têm de você é baseada em quão bem você preencheu seu perfil. Considerando que leva apenas 30 minutos para otimizá-lo, vale a pena dedicar algum tempo para adicionar palavras-chave relevantes ao seu título (pois é pesquisável por outros), criar um resumo atraente e preencher a seção de experiência anterior. Não se esqueça de apontar suas conquistas mais significativas, pois elas o ajudarão a obter as melhores oportunidades no futuro.

Quando seu perfil mostra a melhor luz, você está pronto para começar a adicionar suas novas conexões. A chave é garantir que suas conexões sejam relevantes – apenas adicione pessoas relevantes ao seu trabalho e setor com as quais você se vê colaborando no futuro.

2. Envolver, informar e educar

Networking não é apenas adicionar conexões, mas, mais importante, manter contato. Lembre-se de que apenas 1% dos usuários do LinkedIn publicam conteúdo regularmente e mais de 90% o consomem. Essa é uma tremenda oportunidade para destacar seu conhecimento profissional e se posicionar como um líder de pensamento em seu campo. Além de compartilhar conteúdo relevante e envolvente, tente se conectar com outras pessoas e se envolver com suas postagens também.

Lembre-se, a comunicação digital depende muito de suas habilidades de escrita, então tudo o que você publica precisa ser polido e profissional. Compartilhe apenas o que você conhece e o que você tem certeza que vai ajudar os outros. Seja autêntico, compartilhe sua jornada profissional, mas não se esqueça de mostrar interesse nas postagens e atualizações de suas conexões.

3. Cuidado com o contexto

A etiqueta depende muito do contexto, portanto, esteja sempre atento à cultura e ao histórico do público com quem você está falando. A regra de ouro é sempre começar com um nível mais alto de formalidade e ir descendo.

O tom descontraído e informal nas redes sociais pode nos levar a compartilhar algo que normalmente não divulgaríamos em ambientes corporativos. Para ter certeza de que está no caminho certo, observe o que outros profissionais estão fazendo e tente espelhar o nível de formalidade deles.

Tenha em mente que muitas vezes o tom de voz e os elementos humanos são perdidos na tradução. O que muitas vezes esquecemos é que por trás de cada tela há um ser humano com pensamentos, sentimentos e sua própria interpretação pessoal de nossa mensagem, portanto, certifique-se de que suas palavras escritas e comentários não deixem espaço para interpretações erradas.

4. Concordo em discordar

Haverá ocasiões em que as pessoas podem não concordar com você. Isso é perfeitamente normal e esperado. A coisa mais importante é ficar calmo, equilibrado e respeitoso. Nunca se deixe perder a calma e diminua sua comunicação para questões pessoais ou deixe que ela se transforme em linguagem imprópria. Sempre tome o caminho certo e lide com todas as situações com graça, não com ego.

Lembre-se de que a Internet é um espaço público onde a história é visível para sempre, portanto, não diga ou faça nada de que possa se arrepender mais tarde. Discutir com alguém online pode trazer entretenimento para outros usuários, mas não trará novos negócios. Mantenha-se calmo, polido e mostre respeito às diferentes opiniões. Não entre em discussões inúteis, mas mostre que você é bem-educado e merece novos clientes e oportunidades.

5. Crie conexões, não links

Seja a pessoa com quem você se conectaria e seguiria. Não se promova demais a si mesmo e à sua empresa e envie spam a todos com ofertas especiais. Em vez disso, mostre interesse genuíno pelos outros, faça perguntas e saiba como você pode apoiá-los. Sim, leva tempo para conhecer mais sobre cada conexão, mas isso a torna mais significativa e sua proposta será mais pessoal e memorável.

Lembre-se, as pessoas estão procurando conexões significativas e conteúdo que ressoe com suas crenças e valores. Fazer uma conexão pessoal é uma maneira de se destacar como um líder de pensamento e ganhar a reputação de ser confiável para fazer negócios.

 

 

Fonte: The British School of Etiquette