Home > Sem categoria > 7 Passos Para Causar Uma Ótima Primeira Impressão
7 Passos Para Causar Uma Ótima Primeira Impressão
Todos sabemos o quanto as primeiras impressões são importantes. Mas você sabia que você só tem uma janela de 7 segundos para causar um impacto positivo quando conhece alguém pela primeira vez? Falando francamente, não há espaço para erros se você quiser causar uma impressão brilhante em uma entrevista, reunião de negócios ou apresentação ao cliente.
Conhecer novas pessoas pode ser avassalador e assustador nos melhores momentos e saber que você tem apenas alguns segundos para conquistá-las é o suficiente para enviar muitos de nós a uma onda de ansiedade. Mas a boa notícia é que você pode aprender a dominar as habilidades que potencializam sua presença nesses primeiros segundos cruciais.
Antes de nos aprofundarmos nos sete passos para causar uma ótima primeira impressão, vamos deixar uma coisa clara: causar uma boa impressão não significa mudar quem você é ou fingir ser outra pessoa. Significa mostrar o seu melhor e autêntico eu sempre que encontrar alguém pela primeira vez. Uma parte fundamental para criar uma boa impressão é fazer com que outras pessoas se sintam bem e à vontade em sua presença. De acordo com Dorie Clark, autora de Reinventing You: Define Your Brand, Imagine Your Future: “Quanto melhor você fizer a outra pessoa se sentir, mais ela estará inclinada a ter uma impressão positiva de você”.
Aqui estão algumas ferramentas importantes para ajudá-lo a maximizar seu primeiro impacto e garantir que você seja lembrado da maneira certa:
1. Sorria
Um sorriso genuíno é uma das características mais atraentes que uma pessoa pode ter. Ele pode literalmente iluminar uma sala, criando uma atmosfera positiva e fazendo com que aqueles em sua presença se sintam bem-vindos e à vontade. Mesmo nestes dias de máscara, usar um sorriso que chegue aos olhos é uma parte fundamental da sua primeira impressão e transmitirá calor, gentileza e empatia.
Pesquisas mostram que sorrir com os olhos e a boca pode ajudá-lo a ser sincero e confiável. Para dominar o sorriso “Duchenne”, que a maioria de nós reconhece como uma autêntica expressão de felicidade, pense em algo que o encha de alegria e sorria plenamente até que você possa sentir os músculos ao redor de seus olhos apertando.
2. Contato visual
Fazer contato visual quando você encontra alguém pela primeira vez é fundamental. Lançar os olhos pela sala é rude e dá a impressão de que você está tentando encontrar alguém mais interessante para conversar. Olhar para o chão faz com que você pareça inseguro de si mesmo, enquanto mover seu olhar para cima e para baixo do corpo da outra pessoa pode parecer um julgamento.
O equilíbrio é fundamental quando se trata de contato visual e você quer evitar olhar fixamente para a outra pessoa. Na Escola Britânica de Etiqueta, recomendamos o uso da “técnica do triângulo”, onde você desenha um triângulo invertido imaginário ao redor dos olhos e da boca da outra pessoa. Durante a conversa, você pode mover o olhar de um ponto do triângulo para outro a cada 5-10 segundos. Isso fará com que você pareça interessado e engajado no tema que está sendo discutido.
3. A saudação
Até março do ano passado, o aperto de mão era parte fundamental do módulo Reunião e Saudação em nossos cursos de etiqueta. No momento, é difícil imaginar um retorno às formas táteis de saudação, o que deixou pessoas em todo o mundo lutando por uma alternativa socialmente aceitável e não incômoda ao aperto de mão.
Nosso diretor Philip Sykes recomenda adotar o gesto da mão no coração ou a saudação indiana ‘Namaste’ (com as palmas das mãos pressionadas juntas perto do peito) para cumprimentar uns aos outros a uma distância segura. Em situações menos formais, um sorriso e uma onda amigável ou mão levantada devem ser suficientes.
4. Apresentação pessoal
Pode parecer injusto, mas a realidade é que todos nós julgamos uns aos outros pela aparência física. Independentemente do seu tamanho, forma ou idade, cuidar da sua aparência física e usar roupas adequadas para a situação ajudará muito a criar uma boa primeira impressão.
A escolha de roupas de uma pessoa é uma poderosa ferramenta de comunicação ao conhecer novas pessoas pela primeira vez. A boa notícia é que mesmo pequenas mudanças podem distorcer as chances de causar uma impressão positiva a seu favor. Isso inclui ajustar a formalidade do seu look à ocasião, usar cores que combinam com você e escolher seus acessórios com cuidado.
A higiene pessoal e higiene também desempenham um papel importante em nossa aparência geral, então não se esqueça de prestar atenção aos seus dentes, cabelos (incluindo pelos faciais), mãos e unhas.
5. Linguagem corporal
O que você não diz pode falar muito. Não nos comunicamos apenas através de nossas palavras. Nossas expressões faciais, gestos com as mãos e postura também enviam mensagens fortes sempre que interagimos com outras pessoas.
Pesquisas sugerem que até 60-70% do significado na comunicação humana é derivado do comportamento não-verbal. Apesar disso, muitas pessoas não dão muita atenção à sua linguagem corporal e não estão cientes de enviar sinais confusos ou negativos.
Estar atento à sua linguagem corporal irá ajudá-lo a ajustá-la para preparar o terreno para causar uma ótima primeira impressão. Sempre que você conhecer alguém novo, tenha em mente estas dicas:
Tente não fechar o espaço à sua frente, cruzando os braços ou colocando a bolsa no colo.
Minimize os movimentos agitados, como roer as unhas, tocar os dedos ou brincar com o cabelo.
Esteja atento à sua postura e evite inclinar-se para a frente ou inclinar-se muito para trás em seu assento.
Mostre que você está ouvindo balançando a cabeça e inclinando-se levemente para frente.
6. Pontualidade
Ser pontual demonstra respeito e cortesia com as outras pessoas. Quando você chega atrasado – seja para um encontro, reunião de negócios ou reunião familiar – é enviado a mensagem para os outros de que seu tempo é mais importante do que o deles.
Todos nós conhecemos aquela pessoa que simplesmente não consegue chegar a tempo para nada. Talvez você, você mesmo, lute com pontualidade e atraso crônico. Tomar medidas para melhorar sua cronometragem trará benefícios múltiplos para sua vida pessoal e profissional.
Veja algumas dicas rápidas para melhorar sua pontualidade:
Dê a si mesmo 25% mais tempo do que você acha que precisará para chegar a algum lugar ou concluir uma tarefa.
Não se sinta tentado a verificar seu e-mail, correio de voz ou notificações de mídia social antes de ter que sair.
Acompanhe quanto tempo você leva para realizar tarefas diárias para não subestimar o tempo necessário para atividades específicas.
Identifique os principais motivos pelos quais você quer ser pontual e use-os para se motivar.
7. Uma atitude positiva
Ter uma atitude positiva é parte essencial para causar uma boa primeira impressão. Não importa o quão arrumado e bem vestido você esteja, sua aparência externa não pode compensar a impressão negativa que uma atitude ruim pode causar.
Projetar uma atitude positiva nem sempre é fácil, principalmente em situações, como uma entrevista, quando você provavelmente está se sentindo muito nervoso. Certificar-se de que você se concentra na outra pessoa e dar-lhe toda a sua atenção ajudará muito a criar uma impressão calorosa e confiável.
Você também pode melhorar sua percepção de você, relaxando seus músculos faciais, sorrindo e fazendo contato visual por tempo suficiente para notar a cor de seus olhos. Se você está tendo dificuldade em ajustar sua atitude, pense em um momento em que você se sentiu feliz, entusiasmado ou grato e deixe que esses sentimentos movam sua mente para um lugar melhor.
A longo prazo, você pode criar uma atitude positiva treinando sua mente para ver o lado bom em situações desafiadoras, cercando-se de pessoas positivas, mantendo um diário de gratidão ou praticando mindfulness.
*Texto traduzido*
Philip Sykes Fundador da The British School of Excellence
Receba nossas informações sobre Lives, cursos, viagens, e novidades no seu e-mail e whatsapp em primeira mão.
ATENÇÃO: ao inscrever-se verifique se nosso email foi para a lixeira, spam ou caixa dos indesejados, mova-o para a caixa de entrada e responda para nós “recebi”. Assim você receberá sempre nossos e-mails.