“Motivação é o que faz com que você começou. Habito é o que te mantém indo.” – Jim Rohn
Muito do que fazemos em qualquer dia é ditado por nossos hábitos. De fato, os psicólogos sociais estimam que quase metade (45%) do nosso comportamento diário é habitual. Muitos desses hábitos e rotinas são tão automáticos que mal pensamos neles, como escovar os dentes à noite ou ligar a máquina de café assim que nos levantamos de manhã.
Mudar nossos hábitos para nos livrarmos dos inúteis, por exemplo, ficar acordado até tarde para navegar pelas mídias sociais e substituí-los por hábitos saudáveis, como se exercitar antes do café da manhã, geralmente é mais difícil do que pensamos. Isso é demonstrado pelo fato bastante deprimente de que 80% das pessoas desistem de suas resoluções de Ano Novo na segunda semana de fevereiro.
Mas gostemos ou não, a verdade é que os hábitos que escolhemos incorporar em nossas vidas podem nos ajudar ou nos atrapalhar. Cultivar os hábitos certos permitirá que você viva uma vida melhor e mais positiva, enquanto o conjunto errado de hábitos pode impedi-lo de atingir seu potencial.
Aqui, descrevemos oito hábitos de mudança de vida que acreditamos que irão elevar suas rotinas diárias e capacitá-lo a alcançar seus objetivos.
1. Faça sua cama
Pode parecer uma coisa pequena e insignificante de se fazer, mas arrumar sua cama assim que você se levantar de manhã irá prepará-lo para um dia mais produtivo. De todos os hábitos de mudança de vida listados aqui, este é provavelmente o mais fácil de começar a praticar imediatamente.
Algumas pessoas até afirmam que fazer sua cama de manhã pode beneficiar sua saúde mental, dando-lhe uma sensação de realização e uma sensação de calma que permanecerá com você pelo resto do dia. O almirante aposentado de quatro estrelas da Marinha William H. McRaven acreditava tanto no poder do ritual de arrumar a cama que escreveu um livro intitulado Arrume sua cama: pequenas coisas que podem mudar sua vida… e talvez o mundo
2. Saboreie o momento
A vida é composta de uma série de momentos, mas muitas vezes deixamos de notá-los porque estamos muito ocupados olhando para nossos telefones ou focando no próximo item da nossa lista de tarefas. Praticar a atenção plena para permanecer no momento presente comprovadamente alivia o estresse, diminui a pressão arterial e reduz a dor crônica.
Não é uma habilidade fácil de dominar, mas comece pequeno, comprometendo-se a saborear pelo menos um momento por dia. Por exemplo, quando você fizer seu primeiro café do dia, concentre-se totalmente em despejar a água, medir o café e depois beba-o sem distrações, prestando atenção ao cheiro, sabor e sensação de sua bebida matinal.
3. Comece um diário de gratidão
Há muitos benefícios em praticar a gratidão, incluindo um sono melhor, relacionamentos aprimorados e até um sistema imunológico mais forte. Concentrar-se em sentir-se grato pelo que temos, em vez de ficar obcecado com as coisas que nos falta, também pode aumentar nossa autoestima ao reduzir as comparações sociais.
Uma das melhores maneiras de praticar a gratidão é manter um diário onde você escreve de 3 a 5 coisas pelas quais se sente grato. Quer você escreva todos os dias ou uma vez por semana, o importante é se comprometer com um horário regular para escrever um diário. Tente ser o mais específico possível e reserve um tempo para saborear as emoções positivas que surgem ao registrar detalhes sobre os bons eventos, experiências e pessoas em sua vida.
4. Pense antes de falar
Esse hábito não se aplica apenas à comunicação verbal. Muitas vezes sentimos vontade de responder a e-mails, textos e mensagens instantâneas assim que ouvimos o plim de notificação. Esse hábito não apenas nos distrai de qualquer atividade em que estejamos envolvidos, mas também pode resultar em respostas mal pensadas escritas às pressas.
Em vez de atender às mensagens no minuto em que as recebe, reserve horários específicos durante o dia para responder às pessoas. Dessa forma, você pode se concentrar totalmente na tarefa em mãos e garantir que suas respostas sejam apropriadas e bem consideradas, sem erros de ortografia ou erros gramaticais.
5. Estabeleça limites saudáveis de vida profissional
Estabelecer limites não é uma tarefa fácil, mas é necessário se quisermos preservar nossa saúde física e emocional. Com tantos de nós agora trabalhando em casa, as linhas entre trabalho e lazer tornaram-se cada vez mais tênues. Graças à tecnologia do smartphone, também estamos mais contactáveis do que nunca e muitas vezes permanecemos ‘ligados’ mesmo no nosso tempo livre e nas férias.
Para alcançar um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal, crie hábitos que protejam seu tempo pessoal e o protejam do esgotamento. Isso pode incluir não verificar e-mails fora do horário de trabalho, desligar o computador em um horário definido todos os dias e fazer uma caminhada diária depois de terminar o trabalho para reforçar a transição para o tempo de lazer.
6. Programe suas prioridades
Se você chega regularmente ao final do dia sentindo que não realizou o que se propôs a fazer, talvez queira seguir este conselho do Dr. Stephen Covey: “A chave não é priorizar o que está em sua agenda, mas agendar suas prioridades”.
Em vez de olhar para sua lista de tarefas e se perguntar “como faço para encaixar tudo isso?” reformule a pergunta para “no que me encaixo?” Ao identificar seus objetivos de longo prazo e programar o tempo para trabalhar neles, você pode evitar que seu dia seja engolido por pequenas tarefas, distrações e demandas de outras pessoas.
7. Proteja seu tempo livre
A autora americana Anne Lamont disse uma vez: “Quase tudo funcionará novamente se você desconectar por alguns minutos. Incluindo você”. Em nosso mundo moderno de conectividade avassaladora, pode ser difícil arranjar tempo só para você.
Se você luta para relaxar e recarregar, pode ser uma boa ideia ‘desconectar’ por um tempo. Você não precisa se reservar para um retiro silencioso de uma semana, apenas dar um passeio na natureza sozinho ou fazer alguns exercícios simples de respiração o deixará mais revigorado.
8. Invista na aprendizagem ao longo da vida
Abraçar o amor pelo aprendizado é um dos hábitos de mudança de vida mais importantes que você pode adotar. Estou falando aqui sobre a obtenção de novos insights e habilidades para o autodesenvolvimento e realização pessoal, em vez de acumular conhecimento factual para passar nos exames acadêmicos.
Se você deseja explorar sua criatividade através da pintura, escrita ou música ou deseja aumentar suas habilidades sociais ou inteligência emocional, pesquisas mostram que o aprendizado ao longo da vida mantém nosso cérebro funcionando no nível ideal.
Uma palavra final sobre hábitos…
Não estamos sugerindo que você tente incorporar todos esses hábitos de mudança de vida em sua vida imediatamente. A chave para manter os hábitos é começar pequeno e depois aumentar à medida que o novo comportamento começa a se tornar automático. Tentar adotar vários hábitos ao mesmo tempo, é um pouco como tentar carregar meia dúzia de malas com uma mão – você se sentirá sobrecarregado e há uma boa chance de largar todas elas muito rapidamente.
Torne o mais fácil possível automatizar o novo hábito, colocando dicas em prática. Por exemplo, se você quiser escrever em seu diário de gratidão todas as noites, coloque-o no travesseiro de manhã para que ele esteja esperando por você na hora de dormir. Se você está determinado a desligar o computador às 17h30 durante a semana, defina um alarme para tocar cinco minutos antes de precisar desligar.
Embora a opinião de especialistas sobre quanto tempo leva para adotar um novo hábito varie de 21 dias a mais de dois meses, nosso conselho é o seguinte: seja paciente, seja gentil consigo mesmo, mantenha-se positivo e comemore cada pequena vitória. Lembre-se destas palavras de James Clear, autor do best-seller de Atomic Habits: “Pequenos hábitos não somam, eles compõem. Você não precisa ser duas vezes melhor para obter o dobro dos resultados. Você só precisa ser um pouco melhor.”
Fonte: The British School of Etiquette