Você já disse algo que não quis dizer ou reagiu de uma forma que depois se arrependeu?
Se a resposta para esta pergunta for ‘não’, queremos saber o seu segredo! Se for “sim”, seja bem-vindo à raça humana e continue lendo para descobrir como você pode gerenciar suas reações emocionais naqueles momentos em que você é desencadeado pelo estresse.
Imagine o cenário: você está dirigindo para casa depois de um longo dia de trabalho, sentindo-se cansado e cansado de ficar sentado no trânsito. De repente, outro carro sai na sua frente e você se apoia na buzina enquanto uma sequência de palavrões sai de sua boca.
Tremendo de raiva, você dirige, ansioso para chegar em casa para um bom jantar e uma taça de vinho, seguido de um banho relaxante. Esta imagem calmante evapora assim que você entra pela porta da frente e tropeça em um par de sapatos que não foram guardados. Amaldiçoando sob sua respiração, você olha para cima e um rápido olhar pela porta da cozinha revela que os pratos do café da manhã ainda estão na mesa.
Percebendo seu parceiro sentado no sofá, rolando pelo celular, você deixa rasgar com um pouco de frustração: “Por que você está sentado ali? Você não consegue ver que o lugar é uma bagunça ******??!! Por que você não pode se arrumar depois de si mesmo?”
As chances são de que seu parceiro vá imediatamente para a defensiva e uma discussão surgirá sobre quem teve o dia mais desafiador ou de quem é a vez de arrumar e cozinhar o jantar. Depois, quando ambos se acalmarem, podem se perguntar: “Como isso aconteceu? Eu gostaria de poder voltar no tempo e mudar o que eu disse.”
Infelizmente, não há nenhum botão de retrocesso mágico que permitirá que você viaje no tempo e comece a conversa novamente. Mas a regra dos 6 segundos, quando praticada regularmente, pode ajudar a reduzir aqueles momentos de “O que eu estava pensando?”.