A Regra Dos 6 Segundos Que Muda Tudo


“Entre o estímulo e a resposta, há um espaço. E nesse espaço está o nosso poder de escolher a nossa resposta. Na nossa resposta está o nosso crescimento e a nossa liberdade.”

– Autor desconhecido.

Você já disse algo que não quis dizer ou reagiu de uma forma que depois se arrependeu?

Se a resposta para esta pergunta for ‘não’, queremos saber o seu segredo! Se for “sim”, seja bem-vindo à raça humana e continue lendo para descobrir como você pode gerenciar suas reações emocionais naqueles momentos em que você é desencadeado pelo estresse.

Imagine o cenário: você está dirigindo para casa depois de um longo dia de trabalho, sentindo-se cansado e cansado de ficar sentado no trânsito. De repente, outro carro sai na sua frente e você se apoia na buzina enquanto uma sequência de palavrões sai de sua boca.

Tremendo de raiva, você dirige, ansioso para chegar em casa para um bom jantar e uma taça de vinho, seguido de um banho relaxante. Esta imagem calmante evapora assim que você entra pela porta da frente e tropeça em um par de sapatos que não foram guardados. Amaldiçoando sob sua respiração, você olha para cima e um rápido olhar pela porta da cozinha revela que os pratos do café da manhã ainda estão na mesa.

Percebendo seu parceiro sentado no sofá, rolando pelo celular, você deixa rasgar com um pouco de frustração: “Por que você está sentado ali? Você não consegue ver que o lugar é uma bagunça ******??!! Por que você não pode se arrumar depois de si mesmo?”

As chances são de que seu parceiro vá imediatamente para a defensiva e uma discussão surgirá sobre quem teve o dia mais desafiador ou de quem é a vez de arrumar e cozinhar o jantar. Depois, quando ambos se acalmarem, podem se perguntar: “Como isso aconteceu? Eu gostaria de poder voltar no tempo e mudar o que eu disse.”

Infelizmente, não há nenhum botão de retrocesso mágico que permitirá que você viaje no tempo e comece a conversa novamente. Mas a regra dos 6 segundos, quando praticada regularmente, pode ajudar a reduzir aqueles momentos de “O que eu estava pensando?”.

Não deixe que seu humor dite suas maneiras

É um fato da vida que às vezes você vai se encontrar em situações que são estressantes, desafiadoras ou exasperantes. Como seres humanos, inevitavelmente experimentamos mudanças em nossos humores e é irrealista pensar que sempre podemos ter uma disposição ensolarada.

Estar de mau humor não deve ser usado como desculpa para tratar mal as outras pessoas. A dica é aprender a controlar seus humores, abraçá-los e abordá-los para melhorar a nós mesmos. Isso é mais fácil dizer do que fazer e começa com o desenvolvimento de sua autoconsciência para permitir que você reconheça quando está em um estado estressante.

Responda, não reaja

Há uma diferença profunda entre reagir ou responder a uma situação estressante. As reações são instantâneas e instintivas – acontecem no piloto automático e decorrem da parte subconsciente de nossas mentes. Quando você reage, você diz ou faz coisas sem considerar as consequências.

As respostas, por outro lado, são mais consideradas. Quando você responde a uma situação, você tira um momento para pesar as implicações de suas palavras antes de dizê-las em voz alta.

Na cena do início da reportagem, a pessoa que voltava do trabalho para casa estava em modo reativo. Uma resposta mais ponderada à situação poderia ter sido: “Depois do dia que tive, estou muito feliz por estar em casa. Por que não despejo uma taça de vinho para nós dois e depois podemos arrumar e começar o jantar?”

O poder da pausa

Como você já deve ter percebido, o truque para responder em vez de reagir é dar a si mesmo um momento para se distanciar da situação. Fazer uma pausa de 6 segundos quando você é acionado pelo estresse permite que você tenha espaço para tomar uma decisão consciente sobre o que fazer ou dizer a seguir.

Nossa tendência natural diante de uma situação estressante ou desafiadora é reagir imediatamente, sem pensar se é a forma mais racional ou adequada de agir. Com a prática, é possível construir nosso autoconhecimento e diminuir nossas respostas reativas. É um processo contínuo, mas que permitirá que você seja mais consciente em suas interações e regule suas emoções antes que elas atinjam o ponto de ebulição.

O Método SOBER Mindfulness

Se você está enfrentando uma situação particularmente estressante, você pode usar o método SOBER mindfulness para parar de reagir sem pensar à raiva ou outras emoções negativas. Originalmente desenvolvida para ajudar pessoas que lutam contra o vício, essa técnica também pode ajudar a controlar ataques de pânico e reduzir a ansiedade.

STOP – O que quer que você esteja fazendo, basta parar.

OBSERVE
 – Basta observar as emoções dentro de você de forma objetiva, sem julgar.

RESPIRE
 – Respire fundo e calmante pelo nariz. Prenda a respiração por 3-5 segundos antes de liberá-la pela boca.

AVALIE
 – Observe como você se sente agora e se sua perspectiva, pensamentos e sentimentos mudaram.

RESPONDER
 – Escolha a resposta mais adequada à situação, a partir de um lugar de respeito e gentileza para consigo mesmo e para com os outros.

Ao desenvolver sua inteligência emocional por meio do coaching, você pode melhorar seu autoconhecimento e se tornar melhor na gestão de suas emoções. Oferecemos uma série de cursos de QE que irão ajudá-lo a sustentar e elevar seus relacionamentos pessoais e profissionais e capacitá-lo a viver em alinhamento com seu verdadeiro eu.

Texto traduzido*

10 RAZÕES PARA SE TORNAR UM PROFISSIONAL DA ETIQUETA!

Philip Sykes
Fundador da The British School of Excellence

Fonte:A regra dos 6 segundos que muda tudo | A Escola Britânica de Etiqueta (thebritishschoolofexcellence.com)