Rascunho automático 1

Cinco dicas para ensinar boas maneiras à mesa aos seus filhos


Boas maneiras à mesa são uma parte importante de todas as refeições e devem ser incentivadas desde cedo.

Nos últimos anos, vimos um declínio nas refeições em família feitas em volta da mesa, acompanhadas por um aumento nos jantares de TV e uma propensão a servir salgadinhos para crianças, como pizza, hambúrgueres e cachorros-quentes. De maneira bastante preocupante, muitas crianças agora começam a escola primária incapazes de usar seus talheres adequadamente, muito menos manter os cotovelos fora da mesa ou mastigar com a boca fechada.

No entanto, ensinar boas maneiras à mesa não é apenas mostrar a eles como segurar a faca e o garfo corretamente. Você também está incutindo neles a importância de mostrar respeito e cortesia aos seus companheiros de jantar.

 

Seja o exemplo

As crianças são muito mais propensas a fazer o que você faz, não o que você diz. Modele as maneiras à mesa que você gostaria que eles adotassem e observe-os copiar suas dicas. Além de manusear a faca e o garfo, você provavelmente desejará que seus filhos dominem outras regras básicas, como lavar as mãos antes da refeição e não falar de boca cheia. Faça uma lista de todas as maneiras à mesa que você considera importantes e verifique-se na hora das refeições para garantir que você as esteja seguindo.

 

Não faça pressão

As refeições se tornaram um campo de batalha constante com você latindo um fluxo interminável de instruções para uma criança que não responde? Uma enxurrada de “Cotovelos fora da mesa!”, “Sente-se ereto!” e “Não fale com a boca cheia!” são susceptíveis de sobrecarregá-los e criar refeições que são tudo menos pacíficas. Em vez disso, tente desacelerar e concentre-se em um aspecto das boas maneiras à mesa de cada vez.

Peça ao seu filho para escolher uma maneira da lista que você preparou anteriormente para trabalhar durante a semana. Você pode até fazer um gráfico de recompensas e dar a eles um adesivo para cada refeição bem-sucedida, com uma recompensa maior a seguir quando eles completarem a semana inteira.

 

A prática leva à perfeição

Com a maioria das coisas na vida, quanto mais você faz, melhor você se torna e as maneiras à mesa não são exceção. Infelizmente, para muitas famílias, a vida é simplesmente muito ocupada para que as refeições sentadas sejam a norma. Um estudo recente descobriu que a família média se senta junta para apenas quatro refeições por semana. Muitos dos entrevistados culparam os horários conflitantes e os efeitos da tecnologia pelo fim da refeição em família.

Não há como negar que a vida moderna pode ser agitada, mas, sempre que puder, reúna sua tribo ao redor da mesa da cozinha para uma refeição caseira e uma boa conversa à moda antiga.
Comer juntos regularmente tem o benefício adicional de melhorar as relações entre pais e filhos e dar às crianças uma sensação de estabilidade e conexão.
Estabeleça uma regra de “sem tempo de tela durante o jantar” e incentive as crianças a falar sobre seu dia ou selecionar tópicos apropriados à idade com os quais todos os membros da família possam se envolver.

 

Maneiras à mesa para jantares formais

Se as maneiras à mesa de seus filhos deixam muito a desejar, você pode relutar em levá-los a casamentos, festas de adultos e outras ocasiões mais formais. No entanto, quanto mais exposição eles tiverem a esses tipos de eventos, mais polidas serão suas maneiras à mesa. Sua confiança social também crescerá a cada passeio.

É uma boa ideia conversar com seu filho sobre o local antes do evento para que ele esteja familiarizado com o uso adequado de utensílios e guardanapos. Nossas  aulas de etiqueta para crianças  são lúdicas e incluem refeições e lanches para colocar o que aprenderam em prática com a orientação de um professor de etiqueta experiente.

 

Experimentando novos alimentos

Incentive seu filho a experimentar alimentos novos e desconhecidos, sejam eles oferecidos em casa, em um evento social ou em um restaurante. É uma boa ideia ter uma regra familiar de que cada pessoa experimente uma pequena porção de tudo o que é servido na hora das refeições. Converse com seu filho sobre a importância de não fazer comentários negativos sobre alimentos que ele não gosta.

Alguns alimentos são mais difíceis de comer do que outros e pode ser útil dar às crianças algumas dicas úteis sobre como lidar com pratos potencialmente confusos, como hambúrgueres, aspargos, espiga de milho, espaguete e sushi.

 

Atividades para experimentar em casa

  • Faça um gráfico de recompensas para cada membro da família (incluindo mamãe e papai) com todas as maneiras à mesa em que seus filhos precisam trabalhar.
  • Faça com que seu filho planeje uma refeição que inclua sopa, entrada, prato principal, queijo e sobremesa.
  • Pratique usar a configuração correta desenhando-a em um pedaço de papel e rotulando os utensílios na ordem em que são usados.
  • Coloque um pequeno sino na mesa de jantar e toque-o quando alguém mastigar com a boca aberta, se apoiar no cotovelo ou fizer outra coisa que é desaprovada. Peça às crianças que adivinhem qual regra foi quebrada.
  • Peça a ajuda de seu filho para planejar uma semana de cardápios que incluam alimentos que eles não tenham experimentado antes.

     

Fonte: The British School of Etiquette