Ser capaz de entender o que é inteligência emocional e por que ela é importante, especialmente quando se aplica ao local de trabalho, é importante para trabalhar harmoniosamente com os outros. Isso ocorre porque as pessoas são movidas por emoções e dependem delas para interagir umas com as outras e trabalhar em equipe.
Aprender inteligência emocional, portanto, lhe dá a capacidade de ter sucesso não apenas em um espaço profissional, mas também em um espaço pessoal.
A importância do uso da inteligência emocional no ambiente de trabalho
Quando você aprende a dominar a habilidade de inteligência emocional, a probabilidade de ter sucesso no trabalho é alta. Isso ocorre porque o alto QE permite que você se ajuste perfeitamente às situações, tornando-o mais capaz de trabalhar em equipe e muito mais.
Pensando nisso, aqui estão os cinco principais pilares da inteligência emocional, descritos por Daniel Goleman abaixo.
AUTOCONSCIÊNCIA
Ter autoconhecimento é imprescindível para entender seus pontos fortes e fracos e como eles afetam os outros. Sem mencionar que é útil para receber feedback crítico.
AUTO-REGULAÇÃO
A auto-regulação adequada evita explosões emocionais descontroladas. Ele também permite que você se expresse abertamente, mas com tato.
MOTIVAÇÃO
Quando você domina a inteligência emocional, não precisa de muita motivação externa para produzir um bom trabalho. Você se orgulha de realizar as coisas em prol da realização pessoal.
EMPATIA
A capacidade de se colocar no lugar do outro. Entender como a outra pessoa pode estar se sentindo e ver as coisas de sua perspectiva. Quando você demonstra empatia genuína com as pessoas, elas são mais propensas a segui-lo como líder.
HABILIDADES DE PESSOAS
Essa talvez seja uma das habilidades mais fundamentais que se pode ter em seu arsenal de inteligência emocional. É importante para fazer amigos, ganhar confiança e construir relacionamento com os colegas.
Se você não tem habilidades básicas de pessoas, todas as habilidades profissionais do mundo, infelizmente, não serão suficientes para ter sucesso.
Pessoas com alta inteligência emocional fazem tanto funcionários quanto colegas ideais.
Mas atenção, apenas possuir inteligência emocional não é suficiente. Ele precisa ser implementado no dia a dia se você pretende melhorar os relacionamentos e o desempenho.
Como Ser Mais Inteligente Emocionalmente
Todas as pessoas possuem um certo nível de inteligência emocional. Alguns mais do que outros, mas isso não é nada para se preocupar, porque a inteligência emocional não é fixa. Pode ser mudado com treinamento e prática.
As Vantagens Da Inteligência Emocional No Trabalho
A realidade é que as pessoas não podem simplesmente desligar suas emoções quando chegam ao trabalho, nem devem.
A chave então, para os líderes nos negócios, é abordar cada situação usando inteligência emocional, em vez de confiar em noções preconcebidas sobre o que um chefe deve fazer.
Gritar e aterrorizar os funcionários para que trabalhem mais pode funcionar para alcançar resultados a curto prazo, mas os efeitos a longo prazo desse comportamento certamente serão desastrosos.
Isso não quer dizer que os funcionários precisem que seu chefe seja seu melhor amigo. Mas eles precisam pelo menos ser falados com um certo nível de respeito para manter uma relação de trabalho digna e profissional.
Líderes que dependem da inteligência emocional para se envolver com seus colaboradores, na maioria dos casos, conseguem melhorar os relacionamentos e, como resultado, os colaboradores demonstram mais lealdade e melhor desempenho.
O uso da inteligência emocional também leva à melhora da saúde mental e física de ambos os lados.
Lembre-se de que a inteligência emocional não deve ser o fim de tudo na hora de contratar um funcionário.
Ao procurar um candidato, uma série de fatores devem ser considerados além da inteligência emocional, como habilidade e ética de trabalho.
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Incentivar Uma Cultura Que Ensine E Abrace A Inteligência Emocional
A inteligência emocional exige prática. As organizações devem, portanto, se esforçar para criar uma cultura que incentive tanto os funcionários quanto os gerentes a praticar a inteligência emocional o máximo possível.
Um passo na direção certa seria mostrar aos seus funcionários que sua organização realmente se importa.
Quando você se preocupa com o indivíduo, toda a organização se beneficia.
Uma vez que a confiança e o apoio são conquistados de seus funcionários, tenha cuidado para não retornar às suas antigas maneiras de dar comandos e latir ordens depois de ter conseguido apelar para as emoções de seu funcionário. Se você fizer isso, isso pode parecer manipulação, em vez de cuidado.
Aumente Sua Inteligência Emocional Ao Longo Do Tempo
Uma vez que todos em sua força de trabalho tenham compreendido com sucesso os fundamentos da inteligência emocional, é aconselhável se concentrar em melhorá-la e aumentá-la.
Você pode fazer isso concentrando-se na comunicação empática e fornecendo feedback aberto.
Algumas metas para as quais você e seus funcionários podem trabalhar, por exemplo, incluem:
- Identifique os gatilhos emocionais de todos e discuta-os.
- Conheça seus colegas pessoalmente indo almoçar com eles de vez em quando.
- Mostre que você é acessível pedindo a um membro da equipe que forneça feedback sobre um projeto no qual você está trabalhando.
- Evite reclamar por uma semana.
Conclusão
Grande parte dos conselhos acima é intuitivo. Mas, como todas as coisas, dominar a inteligência emocional dá trabalho. É difícil crescer emocionalmente, então tendemos a evitá-lo. O segredo é não desanimar! Quanto mais você pratica, mais fácil se torna e todos se beneficiam disso, eventualmente.
Referências e citações
Fontes: