Dez Tradições Britânicas Que Desconcertam Os Visitantes


De Guy Fawkes Night e Maypole dançando a snorkelling bog e rolagem de queijo, há algumas tradições britânicas absolutamente peculiares que resistiram ao teste do tempo.

As tradições desempenham um papel fundamental na preservação da cultura de um país e na educação do seu povo, especialmente da geração mais jovem, sobre a história, os valores e as crenças que existem há séculos. Os britânicos não são apenas conhecidos por suas boas maneiras e educação, mas também pela importância que dão às tradições britânicas.

Muitas dessas práticas e passatempos peculiares têm suas raízes em costumes antigos, às vezes datando desde a Idade Média. O que eles têm em comum é o senso de comunidade que promovem entre participantes e espectadores. Então, se você é um britânico querendo obter uma compreensão mais profunda sobre alguns de nossos costumes mais bizarros ou um visitante olhando em diversão desconcertada, continue lendo para aprender mais sobre dez tradições britânicas maravilhosamente excêntricas.

Guy Fawkes Noite

Celebrada no dia 5 de novembro, esta cerimônia anual é repleta de fogueiras e fogos de artifício para comemorar o fracasso de uma tentativa de explodir as Casas do Parlamento em 1605. O ataque foi planejado por um grupo de conspiradores católicos, incluindo o especialista em explosivos Guy Fawkes, que queria remover o rei protestante.

O dia foi inicialmente conhecido como Dia da Traição da Pólvora, mas mais tarde foi renomeado Guy Fawkes Day. Dummies de palha representando Fawkes são carregados pelas ruas por crianças que pedem aos transeuntes “um centavo para o cara”. Os “Guys” são então jogados na fogueira, enquanto fogos de artifício enchem o céu para simbolizar os 36 barris de pólvora que os conspiradores planejavam disparar.

Maypole Dança

Esta é uma forma de dança folclórica realizada em torno de um poste alto adornado com guirlandas, flores e fitas coloridas que os dançarinos tecem em padrões interessantes. Acredita-se que a tradição tenha começado na Grã-Bretanha romana, quando soldados dançavam ao redor de árvores decoradas para celebrar a chegada da primavera.

Ocorrendo no dia 1º de maio, também conhecido como Primeiro de Maio, a dança tradicionalmente seguia o canto de uma rainha de maio. A sortuda foi escolhida pelos moradores e usou flores no cabelo para simbolizar a nova estação.

Dia do Urso de Palha

O Festival do Urso de Palha acontece durante três dias em janeiro na cidade de Whittlesey, em Cambridgeshire. As origens exatas dessa antiga tradição inglesa são desconhecidas, mas um desfile de ursos de palha é realizado na cidade desde o século 19 para marcar o dia após a segunda-feira do arado. Um lavrador vestia uma fantasia de urso feita de palha e entretinha os habitantes da cidade em troca de dinheiro, cerveja e comida.

Por estes dias, o festival começa com um concerto na sexta-feira à noite, seguindo-se uma procissão no sábado e, finalmente, a queima do Urso no domingo (esperemos que sem o homem dentro!).

Jack no Verde

Este é um velho costume popular inglês que vem dos séculos 16 e 17, quando as pessoas se cobriam de folhagens para celebrar a chegada do verão. Hoje, o Jack in the Green Festival é realizado em Hastings durante o fim de semana do feriado bancário de Primeiro de Maio e envolve uma figura de 9 pés de altura vestida com flores e verde sendo desfilada pelas ruas.

Os atendentes, que também estão cobertos de vegetação e trapos verdes, guiam Jack pelas ruas enquanto tocam música, dançam e cantam. A procissão termina com o assassinato do Jack para desencadear o Espírito do Verão.

Superando os limites

Essa tradição começou já no século 5 e envolvia paroquianos andando pelos limites da paróquia e batendo cada marca de fronteira com uma vara. Eles também oravam pedindo proteção e bênçãos para suas terras e plantações.

O costume ainda é observado em algumas paróquias inglesas e galesas, onde se vê uma forma de fortalecer os laços comunitários. Os moradores perto da Torre de Londres realizam uma cerimônia a cada três anos, onde caminham pelo limite da área conhecida como “Tower Liberties” e terminam cantando o Hino Nacional na Tower Green.

Mergulho com snorkel galês Bog

Originário do País de Gales, o Bog Snorkelling tem de ser uma das mais estranhas das nossas tradições britânicas. Todos os domingos de feriado bancário de agosto, o Campeonato Mundial de Mergulho com Snorkel é realizado em Llanwrtyd Wells, onde visitantes e moradores são convidados a nadar dois comprimentos de uma trincheira de 55 metros de comprimento.

 

Os competidores usam snorkel e nadadeiras e têm que completar o percurso sem usar nadas convencionais, contando apenas com a potência da nadadeira. Se você quiser participar, certifique-se de levar uma roupa de mergulho, pois os pântanos são notoriamente turvos e frios!

Rolagem de Queijo

Esta é outra tradição britânica que fará os visitantes estrangeiros balançarem a cabeça maravilhados. A cerimônia do Cheese Rolling acontece uma vez por ano em Coopers’ Hill, em Gloucestershire, Inglaterra. Apelidado de “o esporte mais estranho da Inglaterra”, envolve pessoas se atirando por uma colina íngreme para perseguir uma rodada de 9 quilos de queijo Double Gloucester.

A primeira pessoa a cruzar a linha de chegada é coroada vencedora, com o queijo como prêmio. A origem exata dessa tradição centenária não é conhecida, mas agora atrai competidores e espectadores de todo o mundo.

Hurling Cornualha

Cornish hurling é um esporte coletivo ao ar livre jogado apenas no condado da Cornualha. O jogo é uma parte essencial da festa anual de St Ives, realizada em fevereiro para comemorar a consagração da igreja paroquial de St Eia.

Envolve o prefeito de St Ives jogando uma bola de prata no ar, que duas equipes então competem em um enorme scrum de rúgbi na praia abaixo da igreja. Quem acabar com a bola de prata às 12h recebe um pedaço de cinco xelins do prefeito.

Ceia Noturna Scottish Burns

Burns Night acontece todos os anos em 25 de janeiro para celebrar a vida e a obra do poeta Robert Burns, que escreveu Auld Lang Syne. Na Escócia, é tradicional realizar uma Ceia Noturna de Burns, onde haggis é servido e alguns dos poemas e canções de Burns são recitados. No final da refeição, o anfitrião e todos os convidados ficam de pé para cantar Auld Land Syne, geralmente fortificado por alguns drinques de uísque!

Solstício de Verão em Stonehenge

Todo mês de junho, milhares de pessoas se reúnem em Stonehenge para o solstício de verão para ver o sol nascer no dia mais longo do ano. O local histórico é geralmente fechado ao público, mas é aberto pela English Heritage para marcar a tradição, que remonta a mais de 5.000 anos. Nenhum convite é necessário e se você quiser participar basta trazer um piquenique e se acomodar para desfrutar da atmosfera do festival com música ao vivo e entretenimento.

Texto traduzido*

10 RAZÕES PARA SE TORNAR UM PROFISSIONAL DA ETIQUETA!

Philip Sykes
Fundador da The British School of Excellence

Fonte:Tradições britânicas que desconcertam os visitantes | A Escola Britânica de Etiqueta (thebritishschoolofexcellence.com)