Nos negócios, como na vida, temos apenas uma oportunidade de causar uma primeira impressão. Isso é especialmente verdadeiro no mundo corporativo acelerado de hoje, onde apenas um e-mail imprudente ou mal redigido pode prejudicar sua reputação profissional.
Nos últimos anos, muitos locais de trabalho adotaram códigos de vestimenta mais relaxados e uma indefinição das hierarquias tradicionais, mas isso não significa que os princípios fundamentais da interação humana tenham mudado. Todos nós queremos ser reconhecidos, respeitados e aceitos pelos outros.
Etiqueta e boas maneiras ainda são essenciais para garantir que você deixe uma impressão memorável por todos os motivos certos.
Na British School of Etiquette, nos concentramos em equipar nossos clientes com o conhecimento e a confiança para prosperar tanto em suas vidas pessoais quanto profissionais.
Quer estejamos trabalhando com indivíduos ou organizações corporativas, nossa abordagem é sempre a mesma: ajudá-lo a dominar as regras de etiqueta para crescer e ter sucesso em seu campo escolhido. Talvez você tenha sido promovido a uma nova função, que envolverá participar de almoços de negócios formais, e você deseja escovar sua etiqueta de jantar requintado. Outros podem não ter confiança quando se trata de networking e conhecer novas pessoas ou desejam melhorar sua postura e comportamento.
O autor Pier Forni disse que as regras de etiqueta são os semáforos da interação humana. Eles estão lá para garantir que não colidimos uns com os outros enquanto vivemos nossas vidas cotidianas. Ser um cavalheiro moderno não significa voltar a uma época passada, quando os homens usavam chapéus e as damas mantinham as mãos cobertas por luvas brancas.
Colocar cortesia, respeito e gentileza no centro de sua conduta e comportamento garantirá que você sempre apresente a melhor versão de si mesmo para o mundo exterior. Correndo o risco de parecer superficial, cuidar da aparência e usar roupas apropriadas para a ocasião também são partes importantes da etiqueta. Como disse Tom Ford: “Vestir-se bem é uma forma de boas maneiras”.
Sempre me surpreende a pouca importância que nosso sistema educacional dá às chamadas “soft skills”. Pesquisas mostram consistentemente que até 85% de nosso sucesso profissional é determinado por nossa capacidade de nos comunicarmos efetivamente com os outros, trabalhar bem como parte de uma equipe e difundir situações difíceis. Apesar disso, as escolas e universidades continuam a se concentrar quase exclusivamente nas habilidades acadêmicas difíceis que podem levá-lo à porta do entrevistador, mas que o deixarão muito carente quando se trata de construir relacionamentos frutíferos e duradouros com colegas e clientes.
Trabalhamos com uma ampla variedade de clientes de todo o mundo, desde crianças de até seis anos a executivos de alto escalão no auge de suas carreiras. Nossos programas de treinamento estão enraizados nas regras tradicionais de etiqueta, mas o conteúdo é constantemente adaptado para atender às necessidades em constante mudança de um mundo digital.
A palavra etiqueta pode ter conotações antiquadas, mas deixe-me assegurar-lhe que as boas maneiras e o respeito pelos outros nunca sairão de moda.
Etiqueta moderna em poucas palavras:
Seja pontual
Deixe seu telefone de lado
Faça contato visual e sorria
Aperfeiçoe seu aperto de mão
Não interrompa
Trabalhe sua postura
Esteja sempre bem vestido
Retorne chamadas e e-mails em tempo hábil