No início deste ano, um analista sênior chinês que trabalhava nos EUA, mas havia se mudado recentemente para Londres, veio à Escola Britânica de Etiqueta para um curso introdutório de etiqueta empresarial britânica, seguindo-o com um curso de jantar.
Ela diz que os americanos são “bastante livres e casuais” em comparação com os britânicos e ficou surpresa que o que ela sabia da gastronomia americana era “considerado rude aqui no Reino Unido e na Europa”.
Mas – e aqui está a chave – os colegas apenas “insinuaram” o que ela estava fazendo de errado… e foi preciso nosso treinamento para que ela realmente aprendesse o protocolo de negócios britânico. “É melhor conhecer as regras”, diz. “Fazer isso corretamente é poder e pode ganhar respeito.”
Então, o que é etiqueta empresarial e como ela pode ser tão diferente na Grã-Bretanha?
Calendário empresarial britânico
No Reino Unido, seja pontual; caso contrário, você é visto como perdendo o tempo das pessoas. Sempre ligue mesmo que você estará cinco minutos depois do combinado.
Reuniões britânicas
As reuniões são bastante formais, com uma agenda e um propósito claro. Eles tenderão a começar, no entanto, com alguns minutos de conversa fiada. Costuma-se dizer que os britânicos são analíticos e responderão melhor a fatos e números do que a argumentos baseados em emoções, como em outros países, como a França. O espaço corporal é mais importante do que nas culturas mediterrâneas, então mantenha alguns metros para o respeito. Faça o acompanhamento de uma reunião com um e-mail resumindo as decisões e os próximos passos.
Estendendo saudações nos negócios
Embora seja geralmente comum hoje em dia chamar as pessoas por seus primeiros nomes nos negócios, não até que a outra pessoa use o seu ou convide você a chamá-lo pelo primeiro nome. Se você não tem certeza se uma empresária é casada, dirija-se a ela como Sra. Se você estiver conhecendo um homem que foi nomeado cavaleiro, você deve se referir a eles como Sir, seguido de seu primeiro e sobrenome ou Sir seguido de seu sobrenome. O equivalente para uma mulher é ser chamada de Dama ou Senhora.
Tome seu tempo com apresentações e não se apresse. Ao dar seu próprio nome, explique a pronúncia – e certifique-se de lembrar a pronúncia preferida dos nomes de seus associados. Repita os nomes dos novos associados várias vezes durante uma conversa para ajudá-lo a se lembrar. Nomes são importantes!
Se ficar evidente que alguém que você conheceu antes esqueceu seu nome, seja gentil e ajude-o dando seu nome novamente e o ambiente onde você se encontrou anteriormente.
Apertar as mãos é normal, mas espere que o anfitrião estenda a mão, como a pessoa mais bem classificada. É melhor ficar em pé se sentado, e ajuda a estabelecer sua presença. Não prolongue o contato visual, pois pode deixar as pessoas – especialmente os britânicos – desconfortáveis.
Apresentações de negócios
Enquanto socialmente, os mais velhos são os mais bem classificados, depois as mulheres, na contagem de cargos organizacionais empresariais – embora o cliente seja sempre a pessoa mais importante em uma reunião. Se você está apresentando duas outras pessoas uma para a outra, você deve apresentar o mais bem classificado primeiro.
Cartões de visita – há uma cerimônia britânica?
Não há um ritual formal para a troca de cartões de visita e você pode dar apenas uma olhada superficial antes de arquivar o cartão.
Presentes de negócios – você deve dá-los no Reino Unido?
Não há cultura para dar presentes no Reino Unido. Se você optar por dar um presente, algo com seu logotipo é perfeitamente aceitável. Os presentes são abertos quando recebidos. Se você for convidado para jantar na casa de um associado, leve bons chocolates, flores, champanhe ou Prosecco de preferência ao vinho, pois você não conhece seus gostos.
Língua e comunicação britânicas
Os britânicos são menos diretos e mais reservados e discretos em sua linguagem do que os americanos (o velho estereótipo de um “lábio superior rígido” ainda se aplica) – eles não tendem a usar superlativos ou ser particularmente animados. Eles são propensos a usar frases condicionais como “talvez você possa” ou “pode ser”. Muitas vezes, porém, essas são simplesmente maneiras educadas de dizer não!
Os britânicos, no entanto, ainda são bastante formais, então tome cuidado para não fazer perguntas muito pessoais. Conversa fiada é comum – o clima, feriados, cultura geral, como cinema e teatro. Off-topic: religião, política, dinheiro, idade, peso, estado civil e sexualidade.
Vestido de negócios na Grã-Bretanha
O vestuário é geralmente conservador (exceto talvez em mídia e tecnologia). Os homens devem usar um terno de cor escura e as mulheres um terno ou vestido conservador. Pode ajudar a verificar o site de uma empresa ou a página do LinkedIn em busca de fotos para ver sua política de vestimenta aceita.
Ignorar o gênero nos negócios
Não se preocupe com toques tradicionais, como puxar a cadeira de uma senhora. Essas regras sociais de género devem ser deixadas de lado. Você ainda pode manter uma porta aberta para qualquer um, no entanto. Não deixe suas maneiras para trás!
BRitish Etiqueta gastronômica empresarial
Seja pontual se você foi convidado para um restaurante; Se convidado para a casa de um associado, você pode atrasar 10 minutos para dar tempo aos anfitriões para os preparativos de última hora. O almoço geralmente será realizado às 13h, talvez ao meio-dia – refeições tardias não são comuns na Grã-Bretanha.
As maneiras de mesa são continentais, então o garfo é colocado à esquerda e segurado na mão esquerda e a faca e colher à direita e segurado na mão direita. O garfo deve ser segurado para baixo, comida colhida em suas costas.
Lembre-se: ‘BMW’ quando se trata de seus pratos e copos – pão, refeição, água. Como a comida é servida da esquerda para atender aos destros, isso significa que seu prato de pão está à esquerda, sua refeição no centro, seu copo de água à direita. Quebre os pães à mão e apenas amanteigar o pedaço que você acabou de arrancar. Certifique-se de limitar sua bebida, especialmente no almoço.
Nunca descanse os cotovelos sobre a mesa. Quando terminar de comer, coloque a faca e o garfo paralelos à direita do prato.
Refeições de negócios – quem paga?
O anfitrião deve pagar, independentemente da hierarquia ou gênero. Se você estendeu o convite, você é o anfitrião.