Netiquette: Um Guia Para Maneiras Digitais


Se você pensou que tudo o que precisava saber sobre etiqueta estava contido no velho volume empoeirado de Debrett, de sua avó, é hora de pensar novamente. O advento da tecnologia moderna, das mídias sociais e da comunicação instantânea trouxe um novo conjunto de regras sobre como nos comportamos em um mundo digital. “Netiquette” é uma combinação das palavras “rede” e “etiqueta” e refere-se ao uso de boas maneiras na comunicação online.

Uma revolução nas comunicações

Não é exagero dizer que a Internet revolucionou a nossa comunicação quotidiana. Ele removeu todas as barreiras físicas e abriu um novo mundo de conexão com outras pessoas sem as restrições convencionais de tempo, espaço e distância.

Desde encomendar um takeaway até comprar uma televisão nova ou partilhar as primeiras fotos do seu filho recém-nascido, basta clicar num botão. Agora podemos enviar mensagens para todo o mundo que chegam à caixa de entrada do destinatário em questão de segundos e assistir a notícias se desenrolarem na frente de nossos olhos em tempo real. No entanto, com novas oportunidades surgem novas responsabilidades e a forma como nos comportamos online é agora tão importante – se não mais – como o nosso comportamento offline.

Definir limites claros

Só porque temos a capacidade de nos comunicar uns com os outros 24 horas por dia, 7 dias por semana, não devemos sentir que temos que nos colocar disponíveis o tempo todo. Embora a tecnologia tenha facilitado a conexão com amigos, familiares e parceiros de negócios em diferentes partes do mundo, o outro lado é que se espera que estejamos sempre ‘ligados’.

Essa cultura de trabalho sempre ativa causa um aumento nos níveis de estresse e atrapalha o equilíbrio entre trabalho e família dos funcionários. Algumas décadas atrás, também era considerado uma farsa social telefonar para alguém depois das 19h ou 20h, enquanto agora muitas vezes estamos passando as notificações do Whatsapp até tarde da noite. Todos nós precisamos de tempo para desligar e nos recuperar, a fim de desempenhar em nossa capacidade máxima e proteger nossa saúde mental.

Se você achar que está pegando seu celular sempre que há uma calmaria em seu dia – por exemplo, quando você está no trem para casa ou esperando um amigo chegar – pode ser hora de introduzir algumas restrições para mudar seus hábitos tecnológicos. Tente colocar seu celular em uma sala diferente ou ligá-lo no modo avião à noite.

Etiqueta nas Redes Sociais

As redes sociais alteraram nosso espaço pessoal, transformando completamente a maneira como interagimos com grandes grupos de pessoas e compartilhamos informações sobre nossas vidas pessoais. Embora existam muitos aspectos positivos nas mídias sociais, não há dúvida de que as distrações do Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat e outros estão interferindo em nossa comunicação face a face. Uma pesquisa recente dos EUA com millennnials (ou seja, aqueles nascidos entre 1981 e 1996)) descobriu que 76% das mulheres e 56% dos homens verificaram suas plataformas de mídia social pelo menos dez vezes quando estavam fora com amigos.

Os princípios da netiqueta visam nos tornar mais deliberados em nosso uso de mídia social para que possamos construir um perfil que represente quem realmente somos. Tudo o que você diz nas mídias sociais é de domínio público e, uma vez que algo foi postado, você nunca pode recuperá-lo, por isso é vital que você seja seletivo do que posta ou compartilha on-line. Tente não postar comentários nas redes sociais no calor do momento. É muito melhor dormir sobre ele e compor uma resposta mais ponderada e comedida no dia seguinte, quando a intensidade dos sentimentos diminuiu.

Netiquete no local de trabalho

Dado que até 90% da nossa comunicação interpessoal é não-verbal, quando você remove o elemento face a face da interação humana deixa o campo aberto para mal-entendidos e situações constrangedoras. É importante reconhecer que a Internet é uma extensão da sociedade e que devem aplicar-se os mesmos padrões e valores em torno da cortesia e da bondade.

Esteja ciente das limitações dos textos e e-mails como meio de se comunicar de forma eficaz, especialmente com pessoas que você não conhece bem. Se você estiver escrevendo um e-mail formal, siga as mesmas regras que você faria para uma carta em termos de saudações, títulos e idioma. Evite usar gírias e abreviações como btw (por sinal), imo (na minha opinião) e fwiw (pelo que vale).

Se o seu trabalho exige que você mantenha uma conta de mídia social com seu nome, tente manter suas contas pessoais e comerciais separadas e não divulgue informações confidenciais. Além disso, certifique-se de não postar fotos ou vídeos de outras pessoas sem o consentimento delas.

Seja um modelo

As crianças e os jovens aprendem as regras de comportamento social aceitável a partir do seu entorno, por isso certifique-se de modelar as regras de netiqueta que gostaria que seguissem.

Um estudo da Bookatable descobriu que um terço dos pais dá aos filhos iPads ou outros gadgets para mantê-los ocupados enquanto comem fora em família. Embora as telas possam resolver problemas de curto prazo de manter as crianças quietas, elas também limitam suas oportunidades de aprender a se envolver com confiança em situações sociais.

Os jovens muitas vezes lutam para regular seu próprio uso de mídia social e é importante incutir bons hábitos assim que eles têm seus próprios dispositivos móveis. Isso pode incluir desligar as notificações durante as refeições, deixar os telefones celulares em um quarto diferente durante o horário de lição de casa e mudar os dispositivos para o modo avião antes de dormir.

Lembre-os de que a Regra de Ouro de tratar os outros como se gostaria de ser tratado é tão importante no ciberespaço quanto nas interações face a face. Certifique-se de que eles estão cientes de que tudo o que postam deixa uma pegada digital que pode ser vista por professores, pais de amigos e potenciais empregadores.

Netiquette em poucas palavras:

• Aplique os mesmos padrões on-line que você faria em público
• Respeite outras culturas
• Seja responsivo e não reativo
• Não marque outras pessoas sem permissão
• Desligue seu celular em reuniões e durante compromissos sociais
• Não atenda mensagens de texto/chamadas na empresa, a menos que seja uma emergência
• Autorregule seu telefone celular e uso
de mídia social• Mantenha os telefones celulares fora da mesa de jantar

*Texto traduzido*

10 RAZÕES PARA SE TORNAR UM PROFISSIONAL DA ETIQUETA!

Philip Sykes
Fundador da The British School of Excellence

Fonte:Netiquette: A Guide to Digital Manners | The British School of Etiquette (thebritishschoolofexcellence.com)