Autor premiado, palestrante e “cara feliz” confesso, Richie Norton disse: “Viver intencionalmente é a arte de fazer nossas próprias escolhas antes que as escolhas dos outros nos façam”.
Viver intencionalmente não é trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana ou sacrificar o tempo de inatividade na busca incessante de objetivos de carreira. Em vez disso, significa estar atento a como vivemos nossas vidas, escolhendo conscientemente onde concentrar nossa atenção e aprender como eliminar distrações.
No mundo agitado de hoje, onde e-mails, fluxos de redes sociais, feeds de notícias e whatsapp estão constantemente competindo por nossa atenção, viver intencionalmente pode parecer um sonho impossível. Se você acha que sua vida é ditada por listas intermináveis de afazeres ou está sendo puxado de coluna em coluna pelas demandas de outras pessoas, talvez seja a hora de buscar um modo de vida diferente.
Não vamos fingir que vai ser fácil e que requer algum trabalho e limpeza consciente da desordem, mas todos nós podemos tomar medidas para criar uma vida que tenha propósito, significado e alegria. Aqui estão quatro dicas e sugestões práticas que o ajudarão a construir uma vida mais intencional a cada dia.
1. Seja claro sobre suas prioridades
É impossível viver uma vida intencional sem primeiro identificar quais são suas prioridades e objetivos. Muitos de nós estamos lidando com várias funções e responsabilidades diferentes em nosso trabalho e vida familiar. Definir nossas prioridades geralmente envolve mais a eliminação de tarefas não essenciais do que a adição de mais compromissos a uma programação que já está lotada.
Pense em suas prioridades diárias, semanais, mensais e anuais e, depois de criar uma lista, reduza-a a no máximo cinco. Essas são as coisas que são mais importantes para você e, se quiser ter uma vida mais intencional, elas devem moldar a forma como você gasta seu tempo.
2. Dê estrutura ao seu dia
Se você prefere deixar cada dia se desenrolar com um planejamento mínimo, criar uma rotina diária pode parecer excessivamente rígida. Mas ter uma estrutura clara para cada dia vai realmente liberar mais tempo para as coisas que você gosta.
Se ainda não estiver fazendo isso, adquira o hábito de usar um planejador semanal. Não importa se é um calendário digital ou uma versão em papel, o importante é reservar um tempo para anotar todos os seus compromissos, prazos e tarefas em um só lugar.
Depois de saber quais são seus compromissos essenciais e não flexíveis, você pode começar a agendar um horário para outras atividades que estejam de acordo com seus valores e prioridades. Isso pode incluir coisas como trabalhar em seus objetivos de negócios de longo prazo, passar tempo com a família e amigos ou atividades de autocuidado, como exercícios e meditação.
3. Limite o seu tempo no celular
A tecnologia é uma coisa maravilhosa que nos permite nos conectarmos com outras pessoas, ficarmos atualizados com as novidades e ter as informações ao nosso alcance. Também pode ser viciante e gastar muito tempo no mundo digital pode ter um efeito negativo em nossos relacionamentos e desviar nossa atenção do que realmente importa.
Se você frequentemente se perde na toca do coelho das redes sociais ou sente vontade de verificar seus e-mails toda vez que ouve o “plim” de notificação, pode ser hora de limitar suas distrações digitais. Existem várias coisas que você pode fazer para se tornar mais intencional em seu consumo de mídia:
- – Instale plug-ins que desabilitam certos aplicativos ou feeds de notícias
- – Desligue suas notificações e verifique e-mails e mensagens apenas em horários específicos
- – Coloque seu telefone no modo silencioso ou deixe-o em outro cômodo quando estiver com amigos ou família
- – Comprometa-se a ter seu telefone ligado apenas em determinados horários, por exemplo, das 9h às 17h
4. Cultive uma mentalidade positiva e hábitos saudáveis
Sua mente é uma ferramenta poderosa e ter uma visão positiva pode ter um grande impacto em seu bem-estar mental. Dá a você a força necessária para superar os tempos difíceis, se adaptar às mudanças e se recuperar de contratempos pessoais ou profissionais.
Se você deseja criar uma vida intencional e cheia de objetivos, precisa programar sua mente para o sucesso, concentrando seus pensamentos no que deseja alcançar e atrair. A adoção de hábitos saudáveis, como exercícios regulares, alimentação balanceada e tempo para desestressar, o ajudará a construir e manter uma perspectiva positiva.
Criar uma rotina simples de manhã e à noite, manter um diário de gratidão e organizar a mente por meio da meditação ou de práticas de atenção plena também nutrirá uma mentalidade saudável e permitirá que você encontre clareza e foco.
Viver uma vida intencional não é uma tarefa fácil, mas definitivamente vale a pena prosseguir se você quiser viver uma vida que esteja alinhada com seus valores e prioridades essenciais. Uma vida intencional não será igual para todos, mas identificar o que realmente importa para você o ajudará a mudar seus comportamentos, padrões de pensamento e hábitos do piloto automático para o crescimento e a realização pessoal.
Fonte: The British School of Etiquette