A noiva real sempre tem um buquê de reposição feito, graças a um acidente sofrido pela rainha em seu casamento em 1947. Seu buquê desapareceu entre o retorno dos recém-casados ao palácio e o café da manhã do casamento – então, em algumas das fotografias oficiais, a princesa Elizabeth simplesmente junta as mãos enquanto suas damas de honra seguram seus buquês. Entende-se que foi feita uma réplica, e algumas fotos recriadas posteriormente.
O último casamento real em Windsor foi o do pai do príncipe Harry, o príncipe Charles, com a segunda esposa, Camilla Parker Bowles. Eles tiveram uma cerimônia civil em Windsor Guildhall em 2005 com uma bênção na Capela de São Jorge. O tio de Harry, o príncipe Edward e Sophie Rhys-Jones, foram os últimos membros da realeza a se casar na Capela de São Jorge, em 1999.
A tradição de um vestido de noiva branco foi estabelecida pela rainha Vitória em 1840. Antes disso, as noivas usavam apenas o vestido mais bonito que podiam comprar em qualquer cor que quisessem. Na época, o branco era uma cor para usar em funerais. Victoria usava um véu branco – principalmente para combinar com a renda do vestido. A renda também é agora tradicional para um vestido de noiva real.
Os casamentos reais geralmente acontecem em um dia da semana, que é feriado, mas o príncipe Harry e Meghan Markle escolheram um sábado para se casar.
A Sra. Markle não tem damas de honra: todas as damas de honra e pajens são crianças. Isso é realmente tradicional para casamentos reais; foi Kate Middleton quem rompeu com a tradição ao convidar a irmã Pippa para ser sua dama de honra, em seu infame vestido decotado. Embora uma dama de honra seja uma prática comum em casamentos americanos, as autoridades disseram que Meghan não podia escolher entre suas amigas.
Membros do público foram convidados pela primeira vez para o casamento do príncipe Harry e Meghan Markle e tiveram acesso aos terrenos do Castelo de Windsor – mais de 1.200 crianças em idade escolar, funcionários das famílias reais e Crown Estate e trabalhadores de caridade, totalizando 2.640. No entanto, os convidados públicos não são convidados para a recepção do St George’s Hall (para a congregação de 600 pessoas presentes no culto) – e até foram convidados a trazer seus próprios piqueniques. Foi decidido tornar a recepção de gala, organizada pelo príncipe Charles na Frogmore House, no Home Park do Castelo de Windsor, um evento mais privado para 200 familiares e amigos próximos.
Os buquês reais sempre incluem um raminho de murta, desde que a rainha Vitória iniciou a prática; simboliza sorte, amor e fertilidade. Victoria plantou um arbusto de murta em Osborne House, na Ilha de Wight, para comemorar seu casamento e todas as noivas reais britânicas desde então tiveram um raminho do mesmo arbusto. A Duquesa de Cambridge acrescentou flores doces de William, em um aceno para seu noivo; O buquê de Ms Markle adiciona rosas brancas de jardim, peônias e dedaleiras.
A mesma carruagem State Landau que o príncipe Harry viajou para o casamento de seu irmão em 2011 foi colocada em serviço para o casal desta vez. Foi construído em 1883 para a Rainha Vitória. O Landau do Estado de 1902, originalmente feito para a coroação de Eduardo VII, carregava o príncipe Charles e a princesa Diana, e seu filho, o príncipe William e a princesa Catherine, após suas respectivas cerimônias. Mas enquanto Diana chegou ao seu casamento em uma carruagem de vidro de 1881, Kate Middleton pegou emprestado o carro Rolls Royce Phantom da rainha.
O casamento do rei Henrique I com a princesa Matilda da Escócia em 1100 foi o primeiro casamento real a acontecer na Abadia de Westminster. A rainha foi o décimo membro da família real a se casar na abadia.
Cerca de 200 milhões de pessoas ouviram a transmissão de rádio da BBC do casamento da então princesa Elizabeth e do príncipe Philip em 1947. O primeiro casamento real televisionado foi o da irmã da rainha, a princesa Margaret, com o fotógrafo Antony Armstrong-Jones em 1960, com um audiência de 300 milhões. Cerca de 750 milhões assistiram o príncipe Charles se casar com Lady Diana em 1981, enquanto cerca de dois bilhões assistiram o príncipe William se casar com Catherine Middleton em 2011, em um dos eventos mais assistidos da história da TV.
Ela pode ser americana, mas de acordo com os genealogistas do myheritage.com, Meghan Markle tem raízes ancestrais britânicas: diz-se que ela é prima em quinto grau de William Shakespeare, 13 vezes removida, do lado de sua mãe Doria e prima em sexto lugar do ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill, cinco vezes removido.
A princesa Diana foi homenageada por seus dois filhos em suas escolhas de anel de noivado. Enquanto o príncipe William propôs com o próprio anel de sua mãe, uma safira de 12 quilates cercada por 14 diamantes solitários e incrustada em ouro branco, o príncipe Harry também usou dois diamantes das coleções de sua mãe no anel que deu a Markle.
A rainha Vitória também deu início ao tradicional bolo de frutas de casamento, que continua até hoje nos casamentos reais. O príncipe William, no entanto, pediu mais um bolo do noivo, feito de biscoitos de chocolate. O príncipe Harry e sua noiva também escolheram um segundo bolo, aromatizado com limão e flor de sabugueiro.
Quem paga? Os Windsor cobriram o custo do casamento do príncipe Harry, incluindo o vestido de noiva de £ 100.000 de Markle, enquanto os Middletons pagaram por alguns itens no casamento de £ 25 milhões de sua filha com o príncipe William – provavelmente seu vestido de noiva e brincos de diamante que incluía bolotas em um aceno para o brasão de Middleton). Quando Lady Diana Spencer se casou com o Príncipe de Gales, seu pai, Earl Spencer, pagou por seu vestido de noiva de £ 9.000 (cerca de £ 25.000 hoje). A princesa Elizabeth usou 200 selos de racionamento para comprar o tecido para seu vestido de noiva.