Qual linguagem do amor você fala?

Qual linguagem do amor você fala?


Você já esteve em um relacionamento repleto de conflitos e mal-entendidos? “Ele/ela não me entende! É como se estivéssemos falando línguas diferentes,” você lamentou para seus amigos.  Bem, você pode estar certo em pensar que as barreiras linguísticas estavam realmente dificultando a comunicação com seu ente querido.

De acordo com o autor Dr. Gary Chapman, existem cinco maneiras distintas de expressar e experimentar o amor. Em seu livro As 5 linguagens de Amor , ele as classificou como: Presentear, Tempo de Qualidade, Toque Físico, Atos de Serviço e Palavras de Afirmação. Uma delas será sua linguagem de amor dominante que você “fala” com mais fluência em seus relacionamentos.

Identificar sua linguagem de amor dominante (e a de seu parceiro) pode trazer muitos benefícios para ajudar os casais a se entenderem e se relacionarem. Também aprofundará sua percepção de reconhecer quando seu parceiro está lhe enviando amor e carinho, mesmo que ele não esteja “falando” sua linguagem do amor.

Palavras de afirmação

As pessoas com essa linguagem do amor precisam ouvir seu parceiro dizer “eu te amo” direta ou indiretamente por meio de elogios verbais ou palavras de agradecimento. Se esta é a linguagem de amor preferida do seu parceiro, não se preocupe, você não precisa recitar poesia romântica ou usar palavras longas e complicadas para transmitir sua mensagem.

De acordo com o Dr. Chapman, a maneira mais eficaz de expressar seu amor é através de declarações simples e diretas de afirmação, como: “Uau! Você está incrível nesse vestido” ou “Você sempre me faz sorrir”.

As pessoas que se enquadram nessa categoria de linguagem são mais sensíveis do que outras à linguagem corporal e ao tom de voz, então lembre-se de ter cuidado não apenas com o que você diz, mas também como você diz.

Tempo de qualidade

Esta linguagem tem tudo a ver com dar ao seu parceiro toda a sua atenção. Em casa, isso significa desligar a TV, guardar o celular e realmente se concentrar no que a outra pessoa está dizendo.

Também pode significar dar um passeio juntos ou desfrutar de uma refeição em um restaurante íntimo onde não há distrações. Em nosso mundo moderno de ocupação, o tempo é um bem precioso e garantir que você dedique uma boa proporção de horas ao seu parceiro mostra que você o valoriza.

Recebendo presentes

Presentes são símbolos visíveis de amor que permitem ao doador demonstrar a importância de seu relacionamento com o destinatário. E é realmente o pensamento que conta. As pessoas que falam essa linguagem do amor não são tipos superficiais que querem ser cobertos de diamantes, carros esportivos e férias caras. A quantidade de dinheiro gasto no presente é muitas vezes irrelevante, afirma o Dr. Chapman.

Em vez de gastar seu dinheiro em presentes extravagantes, mas impessoais, pense no que seu parceiro realmente apreciaria. O presente é um símbolo para mostrar que você estava pensando neles e em suas necessidades.

Atos de serviço

Essa linguagem gira em torno de fazer coisas para o seu parceiro que facilitam a vida dele. Ações como esvaziar a máquina de lavar louça, cozinhar uma refeição deliciosa, aspirar ou abastecer o carro com gasolina, são todos atos de serviço.

O Dr. Chapman enfatiza que essas coisas precisam ser feitas com um “espírito positivo” para se qualificarem como expressões de amor. Em outras palavras, se você está bufando enquanto arrasta o aspirador pela casa com uma carranca no rosto, isso não conta!

Se esta é a linguagem de amor do seu parceiro, as ações realmente falam mais alto do que as palavras. Dedicar tempo, esforço e energia ao serviço de seu parceiro atenderá às necessidades emocionais dele e trará enormes benefícios ao relacionamento como um todo.

Toque físico

O toque físico é uma das maneiras mais primitivas de expressarmos amor não apenas aos nossos parceiros, mas também aos nossos filhos e outros familiares e amigos próximos. Pesquisas mostram que a conexão física pode aliviar o estresse e estimular o sistema imunológico, liberando hormônios do bem-estar, como serotonina, dopamina e oxitocina.

Se você fala essa linguagem do amor, você prospera em qualquer tipo de toque físico, como abraços, mãos dadas, beijos e massagens nas costas. Parceiros que não são naturalmente “sensíveis” podem fazer um esforço para se sentar perto de seu ente querido enquanto assistem TV e dar-lhe um abraço ao sair de casa para comunicar seus sentimentos.

Para você

Apaixonar-se é a parte fácil. Para que qualquer relacionamento floresça e dure a distância, é vital que aprendamos a nos comunicar efetivamente uns com os outros. Para ajudá-lo a descobrir sua própria linguagem de amor e a de seu parceiro, complete este teste e abra um mundo totalmente novo de conexão e intimidade.

As linguagens do amor não são exclusivas dos relacionamentos românticos; eles também podem aproximá-lo de seus amigos, seus filhos, seus pais e outros membros da família. Talvez o mais importante, aprender como você dá e recebe amor o ajudará a entender a si mesmo, lançar luz sobre conflitos passados ​​e enriquecer todos os seus relacionamentos daqui para frente.

 

Fonte: The British School of Etiquette