Você já esteve em um relacionamento repleto de conflitos e mal-entendidos? “Ele/ela não me entende! É como se estivéssemos falando línguas diferentes”, você lamentou para seus amigos. Bem, você pode estar certo ao pensar que as barreiras linguísticas estavam de fato dificultando a comunicação com seu familiar.
Segundo o autor Dr. Gary Chapman, existem cinco maneiras distintas de expressar e vivenciar o amor. Em seu livro As 5 linguagens do amor: o segredo do amor que dura, ele as classificou como: Dar presentes, Tempo de qualidade, Toque físico, Atos de serviço e Palavras de afirmação. Uma delas será a sua linguagem de amor dominante, que você “fala” com mais fluência em seus relacionamentos.
Identificar sua linguagem amorosa dominante (e a de seu parceiro) pode trazer uma infinidade de benefícios para auxiliar os casais a se compreenderem e se relacionarem. Também irá aprofundar a sua visão sobre como reconhecer quando o seu parceiro lhe envia amor e carinho, mesmo que ele não esteja “falando” a sua linguagem de amor.
Palavras de afirmação
Pessoas com essa linguagem do amor precisam ouvir seu parceiro dizer “eu te amo”, direta ou indiretamente, por meio de elogios verbais ou palavras de agradecimento. Se esta é a linguagem de amor preferida do seu parceiro, não se preocupe, você não precisa recitar poesias românticas ou usar palavras longas e complicadas para transmitir sua mensagem.
Segundo o Dr. Chapman, a maneira mais eficaz de expressar seu amor é por meio de declarações de afirmação simples e diretas, como: “Você fica elegante nesse terno”, “Uau! Você está incrível nesse vestido” ou “Você sempre pode me fazer rir”.
As pessoas que se enquadram nesta categoria de linguagem são mais sensíveis do que outras à linguagem corporal e ao tom de voz, por isso lembre-se de ter cuidado não apenas com o que diz, mas também com como o diz.
Tempo de qualidade
Esta linguagem planeja dar ao seu parceiro toda a atenção. Em casa, isso significa desligar a TV, guardar o smartphone e focar realmente no que a outra pessoa está dizendo.
Também pode significar dar um passeio junto ou desfrutar de uma refeição em um restaurante íntimo, onde não haja distrações. Em nosso mundo moderno de ocupação, o tempo é um bem precioso e garantir que você dedique uma boa proporção de horas ao seu parceiro mostra que você o valoriza.
Recebendo presentes
Os presentes são símbolos visíveis de amor que permitem ao doador demonstrar a importância do seu relacionamento com o destinatário. E é realmente o pensamento que conta. As pessoas que falam essa linguagem do amor não são tipos superficiais que querem receber diamantes, carros esportivos e férias caras. A quantidade de dinheiro gasto no presente é muitas vezes irrelevante, afirma o Dr. Chapman.
Em vez de gastar seu dinheiro em presentes extravagantes, mas impessoais, pense no que seu parceiro realmente apreciaria. O presente é um símbolo para mostrar que você estava pensando neles e em suas necessidades.
Atos de serviço
Essa linguagem gira em torno de fazer coisas para seu parceiro que tornem a vida dele mais fácil. Ações como esvaziar a máquina de lavar louça, preparar uma refeição deliciosa, passar aspirador ou abastecer o carro com gasolina são atos de serviço.
O Dr. Chapman sublinha que estas coisas precisam de ser feitas com um “espírito positivo” para serem qualificadas como expressões de amor. Em outras palavras, se você está bufando e bufando enquanto arrasta o aspirador pela casa com uma carranca, isso não conta!
Se esta for a linguagem do amor do seu parceiro, as ações realmente falam mais alto que as palavras. Dedicar tempo, esforço e energia para servir seu parceiro atenderá às necessidades emocionais dele e trará enormes benefícios para o relacionamento na totalidade.
Toque físico
O toque físico é uma das formas mais primordiais de expressarmos amor não apenas aos nossos parceiros, mas também aos nossos filhos e outros familiares e amigos próximos. A pesquisa mostra que a conexão física pode aliviar o estresse e estimular o sistema imunológico, liberando hormônios do bem-estar, como serotonina, dopamina e oxitocina.
Se você fala essa linguagem do amor, você prospera com qualquer tipo de toque físico, como abraços, dar as mãos, beijar e massagear as costas. Parceiros que não são naturalmente “sensíveis” podem se esforçar para sentar perto de seu familiar enquanto assistem TV e dar-lhe um abraço ao sair de casa para comunicar seus sentimentos.
Apaixonar-se é a parte fácil. Para qualquer relacionamento florescer e dure à distância, é vital que aprendamos a nos comunicar eficazmente uns com os outros. Inscreva-se para receber um teste que revelará sua linguagem do amor e abrirá um mundo totalmente novo de conexão e intimidade.
*Texto traduzido*
Philip Sykes Fundador da The British School of Excellence
Receba nossas informações sobre Lives, cursos, viagens, e novidades no seu e-mail e whatsapp em primeira mão.
ATENÇÃO: ao inscrever-se verifique se nosso email foi para a lixeira, spam ou caixa dos indesejados, mova-o para a caixa de entrada e responda para nós “recebi”. Assim você receberá sempre nossos e-mails.