Você já deve ter ouvido a frase “hard skills te dão a entrevista – soft skills te dão o emprego”.
Todos nós conhecemos alguém que é um gênio em matemática ou programação de computadores e, embora essas habilidades possam ser muito importantes para trabalhos específicos, as habilidades sociais transcendem os limites da indústria.
O termo soft skills foi inicialmente cunhado pelo Exército dos EUA no final da década de 1960 para descrever qualquer habilidade que não estivesse relacionada ao uso de máquinas. O exército reconheceu que essas habilidades sociais e interpessoais desempenhavam um papel vital na liderança de grupos, na motivação dos soldados e até na vitória de guerras.
Na verdade, as habilidades sociais são mais importantes do que nunca, pois vivemos em um mundo onde as máquinas estão assumindo cada vez mais mão de obra altamente qualificada. Entre as dez principais habilidades que o Fórum Econômico Mundial prevê que serão as mais procuradas neste ano estão pensamento crítico, inteligência emocional, atenção aos detalhes, confiabilidade, gerenciamento de tempo, liderança e influência social.
O que são soft skills?
Não se deixe enganar pelo nome. As habilidades sociais não são um ‘bom de se ter’ fofo e fofo. São um conjunto de competências essenciais que o vão ajudar a diferenciar-se na sua vida pessoal e profissional.
As habilidades sociais têm mais a ver com quem você é do que com o que você sabe e, como tal, estão mais relacionadas à sua inteligência emocional e social do que ao seu quociente inteligente (QI). Essas habilidades irão beneficiá-lo em todos os níveis de sua carreira e são tão importantes para aqueles em cargos de nível básico quanto para executivos de nível superior.
Exemplos de soft skills incluem:
- Comunicação
- Auto-motivação
- Liderança
- Responsabilidade
- Trabalho em equipe
- Solução de problemas
- Decisão
- Capacidade de trabalhar sob pressão
- Flexibilidade
- Negociação e resolução de conflitos
Por que você precisa de soft skills?
Enquanto as escolas (e universidades) tendem a se concentrar em ensinar aos alunos as hard skills (técnicas e acadêmicas) para passar nos exames, pesquisas mostram que as soft skills são responsáveis por até 85% do sucesso no local de trabalho. A importância dessas habilidades não técnicas em um mundo onde as tarefas são cada vez mais automatizadas não pode ser exagerada.
Suas habilidades sociais determinarão o quão bem você interage com outras pessoas e incluirá características como empatia, compreensão e escuta ativa. Ter as habilidades para construir relacionamentos positivos o ajudará a desenvolver confiança e se estabelecer como uma pessoa íntegra.
Como as habilidades sociais podem ajudá-lo no local de trabalho?
No local de trabalho, as habilidades sociais permitem que você se comunique efetivamente com clientes em potencial, seja mentor de seus funcionários, lidere uma equipe e negocie acordos e contratos. Embora as habilidades sociais sejam mais difíceis de medir do que as habilidades adquiridas, os trabalhadores com habilidades sociais bem desenvolvidas verão uma demanda maior por seus serviços em um mercado de trabalho competitivo.
As empresas que valorizam as soft skills são mais propensas a promover um espírito colaborativo entre seus funcionários. Incentivar os membros da equipe a aceitar suas diferenças e trabalhar juntos para resolver problemas, por sua vez, os ajudará a alcançar níveis mais altos de produtividade e eficiência.
Por que melhores soft skills equivalem a maior felicidade?
Desenvolver suas habilidades sociais não só trará benefícios no local de trabalho. Habilidades interpessoais e de autogestão bem desenvolvidas o manterão em boa posição em todas as facetas da vida.
As qualidades que ajudam as pessoas a chegar ao topo de suas carreiras – boa comunicação, empatia e carisma – também podem ajudá-lo a construir relacionamentos (tanto platônicos quanto românticos) em sua vida pessoal. Quando você é aberto e autêntico em suas interações, ouça com atenção e respeite as opiniões dos outros, as pessoas se afeiçoam mais facilmente a você.
As boas relações sociais são conhecidas por serem um preditor chave de uma vida feliz e também estão associadas a uma melhor saúde e longevidade.
Como você pode melhorar suas soft skills?
Muitas pessoas acreditam que as soft skills são simplesmente algo com o qual nascemos e que se sentir confiante em qualquer situação ou ‘ter o dom do gab’ vem naturalmente para alguns indivíduos sortudos. A verdade é que todos nós podemos aprender as habilidades para nos comunicarmos melhor, estabelecer uma rede de forma eficaz e adaptar nosso comportamento a diferentes circunstâncias.
Outro mito é que você precisa ser extrovertido para ser bom em soft skills. A comunicação não envolve apenas falar muito, também é importante ouvir bem os outros e responder às pessoas de uma forma que as faça sentir-se ouvidas e respeitadas.
Nossos cursos são projetados para ensinar a você as soft skills necessárias para construir uma carreira de sucesso e recompensadora. Essas habilidades também beneficiarão seus relacionamentos pessoais, ajudando você a se relacionar melhor com outras pessoas.
Se você quiser saber mais, entre em contato com a EBE que daremos todas as informações sobre os cursos, será um prazer ter você conosco.
Fonte: The British School of Excellence